PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Patrocínio Logo do patrocinador

Decisão da Taça Rio: perder pode ser interessante para o Fla

Pelo regulamento do Campeonato Carioca, se o time rubro-negro perder, elimina o rival Fluminense da semifinal do estadual

29 mar 2019 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

O Flamengo já anunciou que vai escalar um time reserva na decisão da Taça Rio com o Vasco, domingo, no Maracanã. A justificativa é poupar seus principais jogadores para o confronto de quarta (3) contra o Peñarol, pela Libertadores. A opção, no entanto, esvazia a briga pelo título do segundo turno do Carioca e abre espaço para especulações.

Se o Vasco ganhar também a Taça Rio, estará automaticamente classificado para a grande final do Estadual, que vai se dar em duas partidas. Isso porque venceu o primeiro turno (Taça Guanabara). Nesta hipótese,  o Fluminense estaria eliminado da competição e só haveria uma única semifinal, entre Flamengo e Bangu, para definir o adversário do Vasco nos dois jogos que vão encerrar o Carioca.

O Flamengo já anunciou que vai escalar um time reserva na decisão da Taça Rio com o Vasco, domingo, no Maracanã
O Flamengo já anunciou que vai escalar um time reserva na decisão da Taça Rio com o Vasco, domingo, no Maracanã
Foto: Alexandre Durão/Código19 / Gazeta Press

Nesse eventual jogo com o Bangu, o Flamengo ainda teria a vantagem do empate. Agora, se o Rubro-Negro vencer a Taça Rio, seu adversário na semifinal do Estadual passa a ser o Fluminense, num clássico sempre marcado pela imprevisibilidade.

Além de a possibilidade de jogar para perder não ser condizente com a história do clube, ainda mais numa decisão de turno contra seu maior rival, há, por outro lado, um argumento que pode minimizar essa ideia de o Flamengo não estar se importando minimamente com a partida de domingo. Caso o Vasco vença o returno, o time de São Januário vai decidir o Estadual com a vantagem de dois empates ou de igualdade de saldo de gols nas duas partidas finais.

De todo modo, essa situação atípica se dá em razão do confuso regulamento do campeonato do Rio, única das competições estaduais do Brasil que começa em dezembro do ano anterior e não contempla o vencedor dos dois turnos como o campeão.

Pelo que está escrito, a fase final deve reunir quatro clubes - os ganhadores de cada turno e os dois mais bem pontuados. A exceção se daria se um mesmo clube levasse as duas taças - neste caso, essa equipe já seria alçada para a final e os dois com melhor pontuação disputariam a semifinal.

De acordo com os resultados da fase de grupos dos dois turnos, a classificação geral do campeonato aponta o Flamengo como o líder, seguido por Vasco, Bangu e Fluminense.

Veja também:

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade