PUBLICIDADE

Cruzeiro perde para o Athletico-PR e aumenta jejum para nove jogos

Para piorar, time de Mano Mnezes pode voltar à zona de rebaixamento caso a Chapecoense derrote o Bahia neste domingo

27 jul 2019 - 21h51
(atualizado em 28/7/2019 às 08h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Perto de disputar o jogo do ano pela Copa Libertadores, o Cruzeiro se complicou no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, no Mineirão, a equipe de Mano Menezes foi derrotada pelo Athletico-PR, por 2 a 0, pela 12ª rodada, e segue na parte inferior da classificação.

O Cruzeiro chegou ao nono jogo sem vitória no Brasileirão, com dez pontos, e só não entrou na zona de rebaixamento porque o Fluminense perdeu para o São Paulo por 2 a 1 e manteve o time celeste em 16º lugar. Mesmo assim, o Cruzeiro pode terminar a rodada na zona da degola caso a Chapecoense derrote o Bahia fora de casa, neste domingo. Os curitibanos, por outro lado, se aproximaram da briga da parte de cima, no 7º lugar, com 19 pontos.

Cruzeiro perde para o Athletico-PR e aumenta jejum para nove jogos.
Cruzeiro perde para o Athletico-PR e aumenta jejum para nove jogos.
Foto: Reprodução/Ahtletico-PR Twitter / Estadão

Os dois times têm compromisso no meio de semana pela Libertadores, mas entram em campo com momentos distintos. O Cruzeiro enfrenta o River Plate, na terça-feira, às 19h15, novamente no Mineirão, pressionado pela fraca campanha no Brasileirão, mas que empatou sem gols na Argentina. O Athletico-PR visita o Boca Juniors, na quarta-feira, às 21h30, em Buenos Aires, precisando reverter um resultado negativo (1 a 0) na partida de ida.

Apesar dos compromissos importantes, apenas um time resolveu poupar jogadores: o Cruzeiro. Mano Menezes mandou a campo uma equipe completamente reserva, enquanto Tiago Nunes poupou apenas o atacante Marcelo, optando por Bruno Nazário entre os titulares.

Com o time completo, o time visitante começou melhor. Pressionando, o Athletico-PR tentou aproveitar a velocidade dos homens de frente para criar. A primeira finalização em direção ao gol saiu dos pés de Nikão. Ele tentou colocado, de fora da área, e assustou Rafael, que ficou torcendo para a bola sair pela linha de fundo.

O tempo foi passando, a pressão atleticana diminuindo, mas a falta de entrosamento cruzeirense acabou fazendo a diferença. Weverton tentou recuo e deu nos pés de Marco Ruben. O volante tentou se recuperar, mas derrubou o Nikão dentro da área: pênalti. Aos 29 minutos, Jonathan deslocou Rafael e abriu o placar.

O Cruzeiro seguiu com dificuldades em ligar o ataque ao resto do time. A única boa jogada construída saiu aos 37 minutos. Maurício recebeu de Jadson, limpou a marcação e lançou David. Na velocidade, o atacante invadiu a área, mas acabou travado no momento da finalização. Os cruzeirenses ficaram pedindo pênalti no lance.

Os donos da casa tentaram mudar a postura no começo do segundo tempo, mas seguiram batendo cabeça no ataque e viram o adversário ser mais perigoso. Em contra-ataque, Rony acionou Nikão na intermediária. O meia cortou a marcação e finalizou forte, obrigando Rafael a defender. Aos 11 minutos, foi a vez da trave salvar o Cruzeiro. Rony deixou a defesa cruzeirense na saudade e finalizou no travessão.

Conforme o tempo foi passando, a irritação da torcida celeste foi aumentando. Os torcedores vaiaram cada passe errado e escolheram seus alvos. David foi um dos mais questionados e teve sua troca por Sassá comemorada por boa parte do povo da arquibancada.

As mudanças não alteraram a situação do Cruzeiro, que seguiu com dificuldades em levar a bola para o campo de ataque. Quem se aproveitou disso foi o Athletico-PR. Em boa trama pelo meio, Bruno Guimarães tabelou com Bruno Nazário e Marcelo Cirino e finalizou da entrada da área, aos 32 minutos, para ampliar. Com vaias a Fred e ataques perigosos do Athletico-PR, o jogo caminhou para o final.

Pelo Brasileirão, o Cruzeiro tem o clássico contra o Atlético-MG, no domingo, dia 4, às 19 horas, na Arena Independência, em Belo Horizonte. O Athletico-PR vai enfrentar o Botafogo no dia 11, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 0 x 2 ATHLETICO-PR

CRUZEIRO - Rafael; Weverton, Fabrício Bruno, Cacá e Dodô; Ederson, Ariel Cabral (Jadson Silva), Jadson e Maurício (Welinton); David (Sassá) e Fred. Técnico: Mano Menezes.

ATHLETICO-PR - Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Léo Pereira e Márcio Azevedo (Abner); Wellington, Bruno Guimarães, Bruno Nazário (Thonny Anderson) e Nikão, Marco Ruben (Marcelo Cirino) e Rony. Técnico: Tiago Nunes.

GOLS - Jonathan, aos 29 minutos do primeiro tempo. Bruno Guimarães, aos 32 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

CARTÃO AMARELO - Fred (Cruzeiro).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade