0

Corinthians leva vantagem em jogos com o Santos no Pacaembu

3 mar 2018
08h47
atualizado às 08h47
  • separator
  • 0
  • comentários

Santos e Corinthians protagonizarão neste domingo, a partir das 17 horas (de Brasília), o primeiro clássico entre as equipes em 2018. Pela 10ª rodada do Campeonato Paulista, os times comandados por Jair Ventura e Fábio Carille irão se enfrentar pela 96ª vez no Pacaembu com olhares divididos entre a competição estadual e a ambição de voltar a conquistar a Copa Libertadores da América.

Assim como no retrospecto geral de jogos contra o Santos, o Corinthians leva vantagem nos clássicos em que enfrentou o rival no Pacaembu. São 36 vitórias, 27 derrotas e 32 empates. Além disso, a equipe da capital marcou mais gols nesses jogos, 149 a 132.

O histórico de clássicos no Pacaembu quando se trata apenas de Campeonato Paulista também é vantajoso ao atual campeão brasileiro, que venceu 18 dos 47 jogos disputados no estádio pelo Estadual. A equipe da Baixada Santista triunfou 13 vezes, com 16 empates.

Primeiro confronto no Pacaembu

A primeira vez em que Santos e Corinthians se enfrentaram no Pacaembu foi em 7 de novembro de 1943, em ocasião atípica para o atual futebol brasileiro. Os dois times entraram em campo para realizar uma partida amistosa, válida como preliminar da decisão do Campeonato Paulista do Interior entre Noroeste e Guarani. Com um gol de Odair, na reta final do jogo, o Peixe saiu com a vitória por 1 a 0, na "abertura" do estádio para o mais antigo clássico paulista.

Primeiro clássico em Campeonatos Paulistas

A história prestes a ser escrita mais uma vez neste domingo começou há aproximadamente 70 anos. A data de 31 de outubro de 1947 remete ao primeiro duelo entre Santos e Corinthians em campeonatos estaduais.

O placar foi favorável aos alvinegros da capital, que venceram por 3 a 0 sob a arbitragem de Pedro Calil. Ruy foi o responsável por abrir o placar aos 35 minutos de jogo. Servílio, na parte final, marcou o segundo e o terceiro gols para sacramentar o triunfo ainda sem caráter eliminatório, pelo segundo turno do Paulistão.

Último duelo no Pacaembu

Dia das Mães de 12 de maio de 2013. Esta foi a última data em que Santos e Corinthians jogaram no Pacaembu. Na oportunidade, os times faziam o primeiro duelo da decisão do Campeonato Paulista daquele ano. O Timão era apontado como amplo favorito, pois vinha do título mundial no ano anterior, enquanto o Peixe, comandado por Muricy Ramalho, apesar de ter chegado à grande decisão, não conseguia fazer boas apresentações e dependia de um dia inspirado de Neymar para decidir a partida.

A equipe comandada por Tite confirmou o favoritismo e bateu o rival praiano por 2 a 1, com gols de Paulinho e Paulo André; Durval descontou. A partida foi marcada por um amplo domínio corintiano, e o placar ficou barato para Neymar e companhia.

Jogando na Baixada, o Timão conseguiu um empate por 1 a 1, com gol de Danilo, e levou o Paulistão daquele ano.

Maiores goleadas no estádio municipal

A combinação entre Santos, Corinthians e Pacaembu também já reservou goleadas históricas. A maior delas ocorreu em 6 de novembro de 2005, data que o torcedor do Peixe faz tudo para esquecer. Uma das 24 vitórias corintianas na campanha do título brasileiro foi justamente uma goleada por 7 a 1 sobre o rival, no segundo turno, em tarde inspirada de Tevez e Nilmar.

O placar do jogo foi aberto logo no primeiro minuto, com Rosinei. De cabeça, Geílson empatou para o Santos, que viu a partir de então um verdadeiro domínio do time dirigido por Antônio Lopes. Tevez marcou três vezes seguidas e ainda viu Nilmar fazer o quinto antes de sair de campo para a entrada de Jô, o mesmo artilheiro do último Brasileiro. Apesar de não ter marcado, o goleador de 2017 ainda viu mais um tento de Nilmar e outro de falta de Marcelo Mattos.

O Santos também já aplicou uma impactante goleada no Corinthians em clássicos no Pacaembu. Ainda nos tempos de Pelé, o Peixe venceu o clássico por 6 a 1 pelo Campeonato Paulista. Naquele 30 de novembro de 1960, porém, quem brilhou foi Pepe, autor de três gols. Coutinho, Sormani e o Rei completaram o marcador. Lopes descontou.

Última vitória do Santos

A última vez em que o Santos bateu o Corinthians no Pacaembu foi em 18 de setembro de 2011, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe vinha embalado por uma boa sequência na competição e pela conquista da Libertadores. O Timão era o líder e precisava da vitória para se manter na ponta.

Porém, após Liedson abrir o placar, o Santos apertou e empatou ainda no primeiro tempo, com Henrique. O time de Muricy Ramalho melhorou na etapa complementar e conseguiu a virada com Borges e Chicão, marcando contra.

Com o placar de 3 a 1 para o Santos, parte da torcida corintiana perdeu a paciência e pediu a demissão do técnico Tite, que teria pela frente um clássico contra o São Paulo na próxima rodada.

Aquele último triunfo do time praiano foi ainda emblemático na conquista do título Brasileiro de 2011 pelo Corinthians. Depois daquele revés, o time paulistano só perdeu mais duas vezes e arrancou para erguer o caneco.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade