PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Polvo elege Espanha campeã e tenta manter 100% de aproveitamento

9 jul 2010 - 07h12
(atualizado às 08h44)
Compartilhar

Mesmo exigido a fazer duas previsões nesta sexta-feira, o polvo Paul nem precisou de muito tempo para apresentar sua decisão. E ela foi novamente favorável à Espanha, escolhida pelo "vidente" mais famoso da Copa do Mundo de 2010 para ganhar o título sobre a Holanda neste domingo, em partida a ser disputada em Johannesburgo.

O polvo, cujo habitat é o aquário Sealife, de Oberhausen, no oeste da Alemanha, acertou o resultado de todos os seis jogos disputados pelo país germânico no Mundial - vitórias sobre Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina e derrotas para Sérvia e Espanha, na semifinal da última quarta-feira. Nesta sexta, ele quebrou a tradição e apostou também no confronto entre espanhóis e holandeses.

Sem grandes dúvidas, Paul precisou de apenas três minutos para desfazer o mistério e apontar o próximo campeão do mundo de futebol. Em frente a dezenas de câmeras de televisão que faziam uma transmissão ao vivo do evento, o animal rapidamente escolheu a amêijoa (molusco com concha) que estava no frasco no qual se colocou a bandeira da Espanha, ignorando o compartimento da Holanda.

A decisão muito veloz do "oráculo" já levou algumas pessoas a imaginar que pode sair uma chuva de gols a partir das 15h30 (de Brasília) do próximo domingo, quando a decisão da Copa começa a acontecer no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. "Poderia pensar em uma goleada?", pergunta-se, nesse contexto, o diário esportivo espanhol Marca em sua versão na internet.

Nesta sexta, pela primeira vez no Mundial, Paul foi obrigado a "trabalhar" em dose dupla. Mais cedo, também havia indicado a Alemanha como a vencedora da disputa pelo terceiro lugar da competição, a ser realizada contra o Uruguai às 15h30 deste sábado, no Estádio Nelson Mandela, em Port Elizabeth.

O polvo, que tem dois anos e meio, pesa 700 gramas e nasceu na Inglaterra. Ele ganhou fama em todo o planeta após dar prognósticos corretos dos confrontos alemães na África do Sul. Seu histórico, contudo, inclui um grande erro: em 2008, às vésperas da decisão da Eurocopa, palpitou em uma conquista da Alemanha, mas o título ficaria nas mãos da Espanha.

Na Turquia, outro polvo indica título espanhol:

Paul ainda ganhou mais um rival: outro polvo "vidente", que tem o sugestivo nome de Maradona e vive na Turquia, previu que a Espanha conquistará o título mundial.

"Nosso polvo escolheu a Espanha", destacou nesta sexta-feira a manchete do jornal turco Hurriyet, organizador do espetáculo protagonizado pelo animal que promete rivalizar com Paul.

Maradona vive em um aquário de Istambul e escolheu entre as duas bandeiras - holandesa e espanhola -, colocadas em lados opostos do aquário. A escolha foi pela espanhola, que foi devidamente abraçada por seus tentáculos.

Coincidência ou não, o tratador de Maradona é espanhol. Ramón Barbosa disse não ter feito nada especial para influenciar o animal, mas deixou aberta a possibilidade. "Como cidadão espanhol, espero que ganhemos a copa", afirmou.

Com informações da agência EFE

Copa 2010 no celular

Notícias, fotos, classificação, tabelas, artilheiros, estatísticas e curiosidades também estão no celular.
Acompanhe o minuto a minuto de todos os jogos do Mundial e escolha os melhores em campo.
Acesse: m.terra.com.br/copa
Baixe o aplicativo: m.terra.com.br/appcopa

Polvo prevê Espanha campeã e Alemanha em 3º:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade