PUBLICIDADE

Copa do Mundo

Imprensa italiana aplaude Espanha e festeja polvo "italiano"

12 jul 2010 - 11h35
(atualizado às 13h05)
Compartilhar

A imprensa italiana deu grande destaque nesta segunda-feira à conquista do título mundial pela Espanha. Os jornais do país elegeram de forma unânime o meia Andrés Iniesta, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre a Holanda na final, como o grande herói da partida, e festejou mais uma "previsão" correta do polvo Paul.

Autor do gol do título, Iniesta foi o mais elogiado pela imprensa italiana
Autor do gol do título, Iniesta foi o mais elogiado pela imprensa italiana
Foto: AP

Ainda lembraram a origem italiana de Paul - o molusco seria procedente da ilha de Elba. Para o Corriere dello Sport, o estilo "tique taque" de jogo espanhol conseguiu "unir Madri e Barcelona".

Por sua vez, o jornal Gazzetta dello Sport" publica em sua capa: "Conquistadores. Uma "EuroEspanha" também campeã do mundo". E ainda afirma que "Há quatro anos os campeões éramos nós; agora são eles, e em todos os campos. Para a Itália, é uma lição a ser refletida"

"Holanda se rende, Iniesta decide", aponta Il Messaggero, que trata da "maldição" que persegue a "Laranja", vice-campeã pela terceira vez. O jornal também lembra a crise econômica enfrentada pela Espanha e que acabou "esquecida" devido ao título.

O Corriere della Sera é só elogios à atuação de Iniesta. "Uma joia que salta do Barcelona ao mundo". "Um gênio pequenino", "mais indispensável que Messi e Torres", segundo seus artigos.

O diário turinês La Stampa coloca a Espanha "no topo do mundo" em sua capa, e atribui ao técnico Vicente Del Bosque o mérito de ter "enchido um vazio com a qualidade do Barça".

"A fusão do Barça e o Real Madrid também é um modelo para Zapatero", assinala La Stampa, dando tom político à sua cobertura ao se referir ao presidente do Governo espanhol.

O jornal La Repubblica, dedica um espaço ao beijo ao vivo dado por Casillas em sua namorada, a repórter Sara Carbonero, e também ao polvo Paul, "o único italiano que ganhou" na Copa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade