PUBLICIDADE

China quer se candidatar a sede da Copa de 2026

16 jul 2010 - 13h06
(atualizado às 14h32)
Compartilhar

A China se prepara para ser candidata à Copa do Mundo de 2026, depois de assistir ao sucesso da anfitriã África do Sul no torneio deste ano, informou a imprensa local nesta sexta-feira.

A Associação Chinesa de Futebol (CFA) deve entrar em breve com um pedido formal à Administração Geral de Esportes (GAS) de aprovação para dar prosseguimento a uma candidatura oficial, segundo o presidente da entidade, Wei Di.

"Ficamos tão impressionados com os benefícios que a Copa do Mundo trouxe à África do Sul", disse Wei ao Beijing Youth Daily. "Na África do Sul, eu vi como a Copa do Mundo conseguiu unir um país para melhorar seu futebol."

Wei, que havia dito anteriormente que a China não tentaria se candidatar no futuro próximo devido ao baixo nível do esporte no país, observou que a experiência na África do Sul havia mudado sua opinião.

"Houve diversos debates sobre se a China deveria sediar a Copa do Mundo, ou quando iria fazê-lo. Depois que o torneio foi bem sucedido na África do Sul, eu devo admitir, a China não tem motivos para não ter uma Copa do Mundo. E agora é o momento", disse ele.

Wei disse que a China é plenamente capaz de sediar uma Copa do Mundo em termos de estádios, serviços e capacidade organizacional, acrescentando que há um forte entusiasmo do público pelo esporte, e as Olimpíadas de 2008 em Pequim servem como um exemplo de sucesso.

A seleção chinesa não conseguiu se classificar para a Copa na África do Sul, e está no 78º lugar no ranking mundial da Fifa.

Experiência bem sucedida do torneio na África do Sul inspira chineses a pleitear sede em 2026
Experiência bem sucedida do torneio na África do Sul inspira chineses a pleitear sede em 2026
Foto: AP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade