PUBLICIDADE

Pressionada por federações, CBF atrasa o calendário de 2018

22 set 2017 - 11h31
Compartilhar
Exibir comentários

O calendário do futebol brasileiro de 2018, que deveria ter sido divulgado no início de julho, continua como uma incógnita na CBF. Por ser um ano atípico, que vai juntar o Mundial na Rússia com o período mais extenso de Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, a diretoria da confederação não consegue chegar a um consenso para a definição. A situação se torna mais embaraçosa em razão da pressão exercida pelas federações que não querem que os Estaduais sejam encurtados.

Foto: Divulgação/CBF

Como o Campeonato Brasileiro é interrompido durante o mês de disputa do Mundial, a CBF vive o dilema de tenta montar o quebra-cabeça há vários meses, mas sempre fica faltando encaixar alguma peça.

É preciso ajustar as datas dos Estaduais com as do Brasileiro e da Copa do Brasil, considerando-se também a Libertadores e a Sul-Americana. Além disso, há os torneios regionais, como Copa do Nordeste e Copa Verde – a Primeira Liga segue o rastro.

Existe a possibilidade de as férias dos jogadores serem divididas em duas etapas. Uma, no início do ano e a outra, durante o Mundial. De todo modo, é praticamente inevitável que os Estaduais comecem mais cedo, possivelmente em meados de janeiro. Também parece muito provável que haja um excesso de jogos nos meios de semana notadamente no segundo semestre, o que representa um risco maior de lesões musculares para os atletas.

A posição da maioria das federações é que os Estaduais não devem ser mexidos. Seus dirigentes tratam essas competições como um cabresto para manter o poder sobre os clubes locais. Como 2018 é um ano eleitoral na CBF, sua diretoria vai fazer de tudo para não contrariar o interesse dessas entidades.

"O grupo ainda não está fechado", afirma Tite sobre a Copa:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade