PUBLICIDADE

Palmeiras pode elevar supremacia de SP sobre RJ, RS e MG

Times gaúchos, cariocas e mineiros nos anos 2000 conquistaram 18 títulos nacionais; paulistas têm 17 e podem chegar a 18 em 2018

16 nov 2018 - 12h39
Compartilhar
Exibir comentários

A soma de títulos nacionais (considerando-se o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil) de times gaúchos, cariocas e mineiros nos anos 2000 é superior ao total de conquistas dos paulistas nesse período (18 a 17). Tudo indica, porém, que o Palmeiras deve empatar esse ‘jogo’ nas próximas semanas.

Desde 2000, são dez títulos de clubes de São Paulo no Brasileiro contra sete dos outros três grandes centros de futebol do País, juntos. Na Copa do Brasil, ocorre o inverso: sete paulistas venceram 19 edições da competição no século, contra 11 taças erguidas por cariocas, mineiros e gaúchos.

Desde 2000, são dez títulos de clubes de São Paulo no Brasileiro contra sete dos outros três grandes centros de futebol do País, juntos
Desde 2000, são dez títulos de clubes de São Paulo no Brasileiro contra sete dos outros três grandes centros de futebol do País, juntos
Foto: Peter Leone / Futura Press

Se esses números forem fatiados, a vantagem dos paulistas é muito grande. No Brasileiro, hoje, estaria assim: dez títulos de Corinthians (4 vezes), São Paulo (3), Santos (2) e Palmeiras (1) contra quatro de clubes do Rio (Fluminense (2), Vasco, Flamengo) e três do Cruzeiro – o outro pertenceu ao Atlético-PR, em 2001. Nem Grêmio nem Internacional conquistaram o Brasileiro a partir da virada do milênio.

Também na Copa do Brasil os paulistas estão na frente nessas duas décadas, com suas sete conquistas (Palmeiras (2), Corinthians (2), Santos, Paulista e Santo André), contra cinco dos mineiros (Cruzeiro (4) e Atlético), quatro dos cariocas (Flamengo (2), Fluminense e Vasco) e duas dos gaúchos (Grêmio), além de uma obtida pelo Sport, de Recife, em 2008.

Se a comparação se estender pelas duas principais competições do continente (Libertadores e Copa Sul-Americana), nos últimos 18 anos, os paulistas vencem de goleada os cariocas (4 a 0) e os mineiros (4 a 1) e empatam com os gaúchos (4 a 4).

Pela Libertadores, São Paulo, Santos e Corinthians foram campeões no período, feito alcançado uma vez pelo Atlético-MG, uma pelo Grêmio, no ano passado, e duas pelo Internacional. Já pela Sul-Americana, o São Paulo levantou o troféu uma vez, assim como o Internacional. Em 2016, a campeã do torneio foi a Chapecoense.

Veja também:

Classificação do returno tem Palmeiras na ponta e Corinthians no Z4:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade