1 evento ao vivo
Logo do Copa do Brasil
Foto: terra

Copa do Brasil

Grêmio e Inter chegam juntos à semifinal da Copa pela 2ª vez

18 jul 2019
12h47
atualizado às 12h49
  • separator
  • 1
  • comentários

O cenário para a final da Copa do Brasil contempla quatro possibilidades: três delas inéditas - Athletico x Inter, Athletico x Cruzeiro e o clássico que é um dos mais tradicionais do mundo, entre Inter e Grêmio.  A outra hipótese reeditaria a decisão de 1993, reunindo Grêmio e Cruzeiro, na qual o time mineiro se saiu melhor e conquistou seu primeiro título da competição.

Pedro Geromel (E), jogador do Grêmio, e o peruano Guerrero (C), do Internacional-RS, durante a segunda partida válida pela final do Campeonato Gaúcho 2019
Pedro Geromel (E), jogador do Grêmio, e o peruano Guerrero (C), do Internacional-RS, durante a segunda partida válida pela final do Campeonato Gaúcho 2019
Foto: Pedro H. Tesch/Agência Eleven / Gazeta Press

Após os resultados dessa quarta, que definiram os semifinalistas, algumas curiosidades podem ser destacadas sobre o que a Copa do Brasil reserva para sua reta derradeira. Inter e Grêmio, por exemplo, só haviam chegado juntos à essa fase apenas uma vez e isso foi recentemente, em 2016, quando o Grêmio avançou ao passar pelo Cruzeiro e o Inter parou diante do Atlético-MG. Na decisão, o Tricolor Gaúcho bateu o Galo.

Em suas 30 edições até agora, a Copa do Brasil teve pelo menos um clube de Rio ou São Paulo na semifinal em 28 oportunidades. Com o desenho atual do torneio, a ausência de cariocas e/ou paulistas na fase se efetuará pela terceira vez. A outras foram em 1991 e em 2016.

Outro dado importante é que o Athletico-PR obteve nessa quarta, ao eliminar o Flamengo, no Maracanã, no mínimo sua segunda participação mais expressiva na competição. O time só havia chegado entre os quatro finalistas em 2013, ano em que ficou com o vice, ao perder o título exatamente para o Flamengo.

Se por um lado o Athletico pode quebrar esse tabu e conseguir sua primeira conquista da Copa do Brasil, e o Inter pode ser campeão pela segunda vez, Cruzeiro e Grêmio continuam firmes numa disputa particular. Hexacampeão, o recordista mineiro quer erguer o troféu pela sétima vez. Já o time gaúcho pretende impedir isso e assim se igualar ao líder - o Grêmio detém cinco títulos da Copa.

As semifinais da Copa vão reunir Grêmio e Athletico e outro confronto de peso, entre Inter e Cruzeiro.

Veja também:

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 1
  • comentários
publicidade