PUBLICIDADE

De olho na liderança do Brasileirão, Palmeiras quer encerrar série sem vitórias contra Flamengo

Sem vencer os cariocas desde 2017, paulistas estão na segunda colocação do campeonato, quatro pontos atrás do Atlético-MG

12 set 2021 05h10
| atualizado às 05h10
ver comentários
Publicidade

Após duas semanas de treino, o Palmeiras volta a se concentrar no Campeonato Brasileiro. Na última rodada, disputada em 28 de agosto, o Alviverde encerrou uma sequência de três jogos sem vitória ao superar o Athletico-PR em casa. Neste domingo, enfrenta o Flamengo às 16h, no Allianz Parque, para consolidar a campanha na competição nacional e não deixar o Atlético-MG aumentar a vantagem de quatro pontos na liderança.

Os paulistas somam 35 pontos na tabela, enquanto os cariocas tem 31. Se ganhar no domingo, o Palmeiras, segundo colocado do Brasileiro, não apenas se mantém na briga pelo título, como também aumenta a vantagem sobre o adversário para sete pontos. Porém, o Flamengo, na quinta posição, tem dois jogos a menos no campeonato. Até o final da temporada, ainda há a possibilidade das equipes decidirem a Copa Libertadores. O Alviverde encara o Atlético-MG pela semifinal do torneio continental a partir do dia 21, e o Rubro-Negro tem o Barcelona, do Equador, do outro lado da chave.

Após representar o Paraguai na Data Fifa, Gustavo Gómez retornou ao Palmeiras visando o confronto contra o Flamengo.
Após representar o Paraguai na Data Fifa, Gustavo Gómez retornou ao Palmeiras visando o confronto contra o Flamengo.
Foto: Divulgação/Palmeiras / Estadão

Contra os cariocas, o Palmeiras amarga um histórico recente de quatro derrotas e quatro empates. A última vitória veio em novembro de 2017. Outro aspecto interessante do confronto é a rivalidade entre os times, que são protagonistas no cenário nacional na busca pelos principais títulos. Das últimas três edições do Brasileirão, o Flamengo venceu duas e o Palmeiras uma.

O último embate entre os clubes ocorreu em abril, na final da Supercopa do Brasil. A partida em Brasília foi para os pênaltis por conta do empate por 2 a 2 no tempo normal e terminou com a equipe do então técnico rubro-negro Rogério Ceni vencendo o título, e as delegações discutindo após o apito final.

Nesta sexta-feira, o elenco comandado por Abel Ferreira treinou na Academia de Futebol com algumas novidades. O zagueiro Gustavo Gómez, o goleiro Weverton e o lateral-esquerdo Piquerez retornaram de seus compromissos com Paraguai, Brasil e Uruguai, respectivamente, na rodada tripla das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.

Suspenso contra a Venezuela, Gómez desembarcou no Brasil na quinta e se mostrou determinado a vencer no Brasileirão. "Todo jogador trabalha para ser convocado por sua seleção e agora estou feliz por voltar a treinar com os meus companheiros. Estamos muito focados para o jogo importante contra o Flamengo em casa, no domingo. Foi importante ter estas duas semanas de preparação em termos físicos e para o professor também trabalhar mais sua ideia de jogo. Vamos tratar de fazer o melhor e buscar os três pontos", disse.

A presença dos três em campo será fundamental para que o Palmeiras saia com a vitória, já que o Flamengo possui o melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 32 gols marcados, uma média de dois por jogo. Com o departamento médico vazio, o treinador português só não pode contar ainda com o lateral-esquerdo Jorge, que está em processo de aprimoramento da parte física.

Faltando apenas o anúncio oficial, o Flamengo se acertou com o zagueiro David Luiz, de 34 anos. O jogador estava no Arsenal, da Inglaterra, e deve assinar com a equipe rubro-negra até o fim de 2022. Vindo de duas vitórias fora de casa por 4 x 0, uma contra o Grêmio na Copa do Brasil, a outra contra o Santos no Brasileirão, o time de Renato Gaúcho precisa dos três pontos para não se distanciar dos primeiros colocados.

No entanto, os desfalques para o duelo de domingo não são poucos. Bruno Henrique, Filipe Luís, Diego e Rodrigo Caio ficam de fora por lesão. Kenedy, Renê e Piris da Motta passam por etapas do recondicionamento físico e também permanecem no Rio. Com dores musculares, Willian Arão e Léo Pereira participaram do treino de sexta, mas a decisão de viajar para São Paulo será feita neste sábado.

Assim como no Palmeiras, o Flamengo conta com a volta dos jogadores que representaram suas seleções nas Eliminatórias. Gabigol e Éverton Ribeiro retornam dos compromissos com Tite e a seleção brasileira, enquanto Isla e Arrascaeta se juntam ao grupo na capital paulista após entrarem em campo por Chile e Uruguai, respectivamente.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X FLAMENGO

PALMEIRAS - Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Dudu; Wesley e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

FLAMENGO - Diego Alves, Matheuzinho (Isla), Gustavo Henrique, Bruno Viana (Léo Pereira) e Ramon; Arão, Thiago Maia, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Michael e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho

ÁRBITRO -Wilton Pereira Sampaio (GO)

HORÁRIO - 16h

LOCAL - Allianz Parque, São Paulo

NA TV - Rede Globo e Premiere

Estadão
Publicidade
Publicidade