PUBLICIDADE

Copa das Confederações

PF terá 700 homens no Rio para segurança da Copa das Confederações

11 jun 2013 - 14h19
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal vai atuar com 700 homens no esquema de segurança para a Copa das Confederações, no Rio de Janeiro. Segundo o coordenador de Grandes Eventos da Polícia Federal na cidade, delegado Anderson Bichara, uma das principais funções dos agentes será garantir a segurança das delegações dos países que participarão da competição.

Leia mais sobre a série de segurança:

Com só 1 jogo, DF aposta em blindados e vants para dar exemplo de segurança

Temendo violência, Fortaleza reforma delegacias e pede ajuda do Exército

Contra o terrorismo, Recife usa robô antibombas e químicos

Com 149 homicídios em 1 mês, Salvador ainda não definiu segurança

A Polícia Federal também ficará responsável pela segurança de autoridades e pelo controle das empresas que vão prestar serviço de segurança privada na área interna do Estádio Maracanã. Os policiais federais se deslocarão ainda pelo entorno do estádio colhendo informações que poderão ser úteis para a segurança das delegações.

A escolta das seleções participantes da competição será feita com a ajuda de helicópteros, com agentes armados de fuzis. "Os helicópteros vão ajudar no deslocamento, antecipando problemas que hajam para tornar o deslocamento mais fácil, repassando informações para o centro de comando e controle e repassando informações para outras forças de segurança e para o Ministério da Defesa", disse Bichara.

Nesta terça-feira foi inaugurada a base de operações aéreas da Polícia Federal para os grandes eventos, que funcionará no Aeroporto de Jacarepaguá, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, durante a Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Jornada Mundial da Juventude.

O Rio vai receber três jogos da competição da Fifa. Dois deles ocorrem na primeira fase do torneio: México x Itália (no dia 16) e Espanha x Taiti (dia 20). Além disso, a cidade vai receber o jogo final da Copa, no dia 30. Para os dois primeiros jogos, a equipe aérea da Polícia Federal terá um helicóptero e 12 homens. Para a partida final, o esquema de segurança vai contar com mais um helicóptero e mais 12 homens, que virão de Recife.

Segundo Bichara, o esquema de segurança da Polícia Federal para a Jornada Mundial da Juventude, evento que reunirá jovens católicos de todo o mundo, entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio, ainda está sendo fechado, mas deverá envolver cerca de mil policiais federais.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade