PUBLICIDADE

CBF antecipou convocação para evitar outro desgaste

Técnico Tite poderia fazer a convocação até 15 dias antes do primeiro amistoso, como determina a Fifa

21 set 2018 - 13h07
(atualizado às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico Tite e a direção da CBF traçaram uma estratégia para evitar outro desgaste com clubes do País na nova convocação da Seleção, anunciada nesta sexta (21), na sede da entidade, no Rio. Decidiram se antecipar à rodada decisiva da semifinal da Copa do Brasil, marcada para a próxima quarta (26), envolvendo Cruzeiro e Palmeiras e Corinthians e Flamengo. Desse modo, Tite deixou fora pelo menos dois jogadores que poderiam estar na lista para os amistosos de outubro: Dedé, do time mineiro, e Paquetá, do Rubro-Negro.

Tite, técnico da Seleção Brasileira, divulgou a convocação nesta sexta (21)
Tite, técnico da Seleção Brasileira, divulgou a convocação nesta sexta (21)
Foto: Wallace Teixeira / Futura Press

Para os jogos contra Arábia Saudita, dia 12 de outubro, e Argentina, dia 16, o técnico poderia fazer a convocação até 15 dias antes do primeiro amistoso, como determina a Fifa. Ou seja, ele teria até a quinta-feira (27 de setembro) para apresentar o nome dos 23 jogadores.

Como as partidas Cruzeiro x Palmeiras e Corinthians x Flamengo vão ser disputadas na véspera (26), Tite já saberia quem seriam os dois eliminados.

Preservaria assim, sem rodeios, os argumentos que apresentou após a polêmica da última convocação, quando três clubes entraram em rota de colisão com ele e a CBF por reclamarem do desfalque de seus principais jogadores no primeiro confronto da semifinal da Copa do Brasil. Na oportunidade, o técnico disse que evitaria convocar para os amistosos com Arábia e Argentina jogadores que estivessem na final da competição nacional.

O que ele fez nesta sexta foi um ajuste – deixou fora atletas dos quatro semifinalistas. Na convocação anterior, além de Dedé e Paquetá, ele chamou Fagner, do Corinthians, que foi dispensado por causa de lesão, mas voltou a jogar logo pelo seu clube.

A decisão de se antecipar, segundo o Terra apurou, está relacionada diretamente a uma determinação da direção da CBF de não criar mais embaraços com os principais clubes brasileiros. Uma eventual justificativa de Tite de poupar esses clubes também por causa do Campeonato Brasileiro não se sustentaria, uma vez que ele chamou Everton, do Grêmio – clube que tem ambições no Brasileiro, assim como Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Corinthians.

Veja também

Relembre os atletas que vestiram a camisa 9 da Seleção neste século:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade