PUBLICIDADE

Terra na Copa

SP: manifestantes protestam contra PM e repressão a atos durante jogos

Grupo distribuiu panfletos pedindo a desmilitarização da PM, no Vale do Anhangabaú, onde multidão assiste à partida entre Brasil e Espanha

30 jun 2013 - 18h22
(atualizado às 23h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A manifestação ocorreu de maneira pacifica. No Vale do Anhangabaú, 230 policiais militares fazem a segurança do evento</p>
A manifestação ocorreu de maneira pacifica. No Vale do Anhangabaú, 230 policiais militares fazem a segurança do evento
Foto: Fernando Borges / Terra

Um grupo de cerca de 100 pessoas protesta, neste domingo, contra a repressão policial às manifestações populares contrárias à Copa das Confederações e pela desmilitarização da Polícia Militar no Brasil. O protesto pacífico ocorreu no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, onde milhares de pessoas se reuniram para assistir ao jogo entre a Seleção Brasileira e a equipe da Espanha, que ocorre às 19h.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Os manifestantes, ligados ao movimento Comitê Popular da Copa, distribuíram panfletos denunciando as "violações de direitos humanos" que teriam ocorrido para que o País pudesse realizar a Copa do Mundo no próximo ano. Entre os exemplos dessas violações, o grupo aponta a retirada à força, pela PM, de moradores de bairros para a construção de estádios e obras, além da prisão de manifestantes nos protestos ocorridos nos últimos dias nas cidades-sede da Copa das Confederações.

"Essa ação não é contra a Copa, mas para mostra que a população deve ter direito a participar das decisões que envolvem a Copa. É possível realiza-la sem violar os direitos dos brasileiros", disse a advogada Juliana Machado, 29 anos, militante do Comitê.

O protesto também defendeu que a Polícia Militar seja desmilitarizada, ou seja, se torne uma entidade civil, que possa ser controlada e monitorada pela sociedade. Durante a manifestação, o grupo montou uma trave de gol no local e fez uma intervenção chamando as pessoas a cobrarem pênaltis para acertar os cartazes com as palavras "saúde", "trabalho" e "educação", enquanto os goleiros representavam a Fifa e a PM.

A manifestação ocorreu de maneira pacifica. No Vale do Anhangabaú, 230 policiais militares fazem a segurança do evento, e a Tropa de Choque foi colocada em alerta para ser acionada se necessário.  Segundo a organização, cerca de 40 mil pessoas estiveram na festa neste domingo. 

&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade