PUBLICIDADE

Terra na Copa

Removidos pela Copa fazem Natal diferente em Pernambuco

23 dez 2013 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários
Objetivo é denunciar situação de quem teve casa demolida e ainda não recebeu indenizações
Objetivo é denunciar situação de quem teve casa demolida e ainda não recebeu indenizações
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, a partir das 19h, nos escombros de casas demolidas para construção do Ramal da Copa, nas proximidades do Terminal Integrado da cidade da Região Metropolitana do Recife, removidos pelas obras da Copa do Mundo que receberam ou não suas indenizações prometem se reunir para um Natal diferente. A festa reunirá famílias que moravam no Loteamento São Francisco (Camaragibe) e em outras comunidades atingidas pela Arena Pernambuco e por obras de mobilidade que estão sendo construídas para o Mundial de 2014 em Pernambuco.

No Estado, mais de 2.000 famílias foram ou serão removidas por obras do Mundial de 2014. Além dos removidos em Camaragibe, onde 129 residências estão sendo demolidas para as obras do Terminal Integrado da cidade e do Ramal da Copa, devem participar também representantes de outras comunidades como Cosme e Damião, São Lourenço da Mata e do Coque.

No Brasil, entre 170 mil e 250 mil pessoas estão sendo obrigadas a sair de suas casas para dar espaço a obras realizadas para o Mundial de 2014, segundo estudo da Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa. No Loteamento São Francisco, em Camaragibe, apesar de estarem confraternizando, as famílias fazem questão de lembrar que as insatisfações são muitas, só que diante de tantas mudanças alguns querem se despedir do seu bairro, outros abraçar os amigos/vizinhos e ainda assim fazer um ato para contar o sofrimento principalmente de quem já foi removido e corre o risco de passar o fim de ano sem receber suas indenizações.

Na última terça-feira, famílias do Loteamento São Francisco queimaram pneus para chamar a atenção do Governo do Estado. O poder público diz ter feito audiências públicas, explica que as famílias não receberam por não ter conseguido vencer a burocracia para comprovar a posse, mas em recente visita ao Estado a relatora da ONU para o Direito à Moradia, Raquel Rolnik, chegou a afirmar que a Copa do Mundo cria dezenas de sem teto a poucos quilômetros da Arena Pernambuco.

Alemanha inicia construção de CT para Copa de 2014; veja imagens

Fonte: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade