0

Para desafio final de 2012, Mano aguarda menor elenco de sua gestão

12 nov 2012
07h47
Dassler Marques
Direto de Nova Jersey

O time titular, sete reservas para compor o banco e apenas mais um jogador. Pela primeira vez desde que assumiu a Seleção Brasileira, logo após a Copa do Mundo 2010, o treinador Mano Menezes terá apenas 19 nomes à disposição a partir desta segunda-feira, em Nova Jersey. De chegada aos Estados Unidos, Mano aguarda 10 convocados que partem do Brasil e outros nove que têm a Europa como origem. Juntos, todos eles encaram o maior desafio do semestre: a emergente Colômbia, oitava colocada no Ranking da Fifa. É o milésimo jogo da história da Seleção.

» Tatu, gaucho e cachorrinho; veja evolução dos mascotes das Copas

Para enfrentar os colombianos na noite da próxima quarta-feira, também em Nova Jersey, Mano deposita confiança no grupo que embalou após os Jogos Olímpicos e soma seis vitórias consecutivas - é a segunda melhor sequência do treinador no cargo. Com 76 jogadores já escalados dentro de um total de 97 convocados em pouco mais de dois anos, Mano irá colocar à prova a evolução de seu trabalho.

Afinal, entre os jogadores que se apresentam nesta segunda-feira, só há uma novidade em relação ao grupo chamado para as vitórias sobre Iraque e Japão no mês passado. Fábio Santos, do Corinthians, chegará a Nova Jersey com a provável chance de ir a campo depois das lesões de Alex Sandro, Marcelo e Adriano Correia, este cortado. Mesmo com as três baixas para as laterais e também a desconvocação de Hulk, machucado, Mano optou pelo simples e não chamou substitutos.

O cenário que ele encontra nos próximos três dias é praticamente idêntico ao que encarou com a Seleção olímpica nos Jogos de Londres. Na ocasião, só puderam ser inscritos 18 jogadores, o que deu margem a improvisações. Na lista de Mano para enfrentar a Colômbia, a maior preocupação parece a lateral direita, já que não há outro nome habituado à função que não seja Daniel Alves. Mas há ainda duas dúvidas, também.

Além de Fábio Santos, que concorre à titularidade com o zagueiro canhoto Leandro Castán, a Seleção precisará de nova configuração ofensiva em razão do corte de Hulk, que atuava pela ponta direita. A reposição natural seria Lucas, do São Paulo. Entretanto, o meia Giuliano, que atua pelo Dnipro, substituiu o próprio Hulk no último amistoso do Brasil e corre por fora. A terceira hipótese é deslocar Ramires para a ponta e reforçar o meio com Sandro ou Arouca, o que é menos provável.

A terceira passagem da Seleção de Mano por Nova Jersey será curta a partir da reunião desta segunda. O elenco realiza seu único treinamento na terça-feira, já no palco do amistoso contra os colombianos, o moderno MetLife Stadium, e assim encerra a temporada 2012. O ano em que, espera o treinador, marque a consolidação de um grupo com menos mudanças. A começar pelas convocações.

Confira os chamados por Mano Menezes:
Goleiros: Diego Alves e Jefferson
Laterais: Daniel Alves e Fábio Santos
Zagueiros: David Luiz, Thiago Silva, Réver e Leandro Castán
Volantes: Paulinho, Ramires, Sandro e Arouca
Meias: Oscar, Kaká, Lucas, Giuliano e Thiago Neves
Atacantes: Neymar e Leandro Damião

Com desfalques, Mano Menezes contará com elenco reduzido para amistoso diante da Colômbia
Com desfalques, Mano Menezes contará com elenco reduzido para amistoso diante da Colômbia
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade