PUBLICIDADE

Grêmio e Santos viverão quarto mata-mata dos últimos sete anos

18 ago 2014 14h11
Publicidade

Poucos clássicos nacionais se repetiram tanto em mata-matas nos últimos anos como Grêmio x Santos. O confronto válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil não apenas repetirão o duelo do ano passado, quando ambos se encontraram na mesma fase: será a terceira vez que tricolores e santistas se enfrentam pelo torneio nesta década, e a quarta vez em sete temporadas em que os clubes jogarão duelos de ida e volta.

A série de enfrentamentos começou em 2007. Pelas semifinais da Libertadores, o Grêmio levou a melhor no saldo qualificado. Em Porto Alegre, venceu por 2 a 0, gols de Tcheco e Carlos Eduardo. Na Vila Belmiro, saiu ganhando em um gol de Diego Souza, mas o Peixe virou para 3 a 1, com dois de Renatinho e um de Zé Roberto (hoje do lado contrário). Pelo gol marcado fora, os gaúchos se classificaram, mas perderam o título para o Boca Juniors na decisão.

Em 2010, a revanche do Santos, em dois jogos históricos pela Copa do Brasil. No Olímpico, o Santos abriu 2 a 0 cedo, com dois tentos do centroavante André, mas o Grêmio virou o jogo no segundo tempo, com três de Borges e um de Jonas. Robinho deu números finais ao placar: Grêmio 4 a 3. No jogo de volta, o Santos fez 3 a 1, se classificou e foi para a final, onde bateria o Vitória. Ganso, Robinho e Wesley fizeram os gols alvinegros, e Rafael Marques descontou.

No ano passado, o sorteio colocou Santos e Grêmio lado a lado nas oitavas de final, como agora. Na Vila, Peixe 1 a 0, gol de Gabriel. Na Arena, o Grêmio fez 2 a 0, gols de Souza e Werley, e se classificou. O jogo foi dramático, com o gol da classificação gremista sendo marcado aos 42 minutos do segundo tempo.

Os jogos de ida das oitavas de final da edição de 2014 começam no dia 27 de agosto. Quem passar entre Grêmio e Santos pegará o vencedor de Botafogo e Ceará nas quartas de final.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade