PUBLICIDADE

Terra na Copa

Fifa cobra aprovação de Lei da Copa até março

13 jan 2012 - 15h39
(atualizado às 16h23)
Compartilhar

Em 2011, antes da primeira viagem ao Brasil para inspecionar os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, cobrou pressa na aprovação da Lei Geral da Copa. Ela parou em um impasse no fim do ano passado.

A lei, que é um conjunto de medidas que regulamenta a realização do Mundial da Fifa, desde o preço dos ingressos à proteção das marcas de patrocinadores, ainda não foi aprovada em uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Isso por causa de desavenças entre os parlamentares sobre algumas exigências da entidade máxima do futebol.

Valcke visitará na semana que vem as obras dos estádios de Fortaleza e Salvador, acompanhado do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do ex-jogador e membro do Comitê Organizador local da Copa, Ronaldo. O executivo da Fifa ressaltou que "a Lei da Copa será a base do sucesso brasileiro na organização do torneio".

"Por este motivo, aproveitarei a estada no Brasil para fazer diversas reuniões com as várias partes interessadas para explicar questões específicas face a face e para garantir que possamos fechar este capítulo até março. O tempo está passando rápido como nunca e a expectativa aumenta para todos nós", afirmou Valcke, em comunicado divulgado pela Fifa.

A expectativa do governo era conseguir aprovar a Lei na Comissão Especial da Câmara em dezembro, mas diferenças sobre um artigo que determina a responsabilização civil da União em caso de eventuais incidentes durante o Mundial e a questão da venda de bebida alcoólica nos estádios adiaram a votação para este ano.

A lei, que só voltará a ser debatida após o fim do recesso parlamentar, no dia 1 de fevereiro, ainda precisará passar pelo plenário da Câmara e pelo Senado depois de ser aprovada na comissão.

A viagem com Valcke a Fortaleza e Salvador marcará o primeiro compromisso oficial de Ronaldo desde que ele assumiu como membro do Comitê Organizador da Copa. As visitas para Fortaleza e Salvador acontecerão na terça-feira.

"O ano de 2012 será importante para nós e esta viagem conjunta reitera que todos nós temos de trabalhar juntos para fazermos de 2014 uma festa magnífica e para deixarmos um legado ao Brasil para além do apito final", disse Ronaldo no comunicado.

Fortaleza, cujo Estádio Castelão está com as obras adiantadas, será uma das sedes da Copa das Confederações de 2013 e palco de seis jogos do Mundial, incluindo uma quartas de final. Salvador foi selecionada condicionalmente como sede da Copa das Confederações. Uma decisão final sobre a cidade será anunciada em junho.

Durante a visita ao Brasil, Valcke participará ainda de uma reunião do comitê organizador local no Rio de Janeiro, no dia 19, em que serão debatidos os principais marcos deste ano, como o lançamento do slogan e da mascote oficial do Mundial, o anúncio do calendário de jogos da Copa das Confederações e o sorteio da competição, que marcará também o início da venda de ingressos.

Valcke ressaltou a importância da Lei da Copa para a competição de 2014
Valcke ressaltou a importância da Lei da Copa para a competição de 2014
Foto: Getty Images
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade