PUBLICIDADE

Terra na Copa

Em meio a Carnaval, marca de 100 dias para Copa é ofuscada

4 mar 2014 - 10h15
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Leandro de Itaquera desfila com o tema da Copa do Mundo de 2014</p>
Leandro de Itaquera desfila com o tema da Copa do Mundo de 2014
Foto: Futura Press

Nesta terça-feira, a abertura da Copa do Mundo de 2014 está distante em 100 dias. A marca costuma ser acompanhada por festas e cerimônias, mas, no caso do Mundial do Brasil, a data é pouco lembrada. Em meio ao Carnaval, a efeméride será lembrada de modos mais "simples", como por meio de redes sociais.

Em contato com a reportagem, o ministério do Esporte avisou que alguns pontos importantes das 12 cidades-sede serão iluminados com as cores verde e amarelo. Também haverá ações nas redes sociais, como peças para personalizar os perfis oficiais dos ministérios e secretarias, além de um especial dos 100 dias com um vídeo com toda a preparação do Brasil para a Copa.

A situação é bem diferente do que ocorreu há quatro anos, na África do Sul. Na ocasião, os 100 dias para a abertura do Mundial de 2010 foram celebrados com amistoso entre a equipe da casa e a Namíbia em Durban, que terminou com empate por 1 a 1. Até mesmo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, viajou ao continente africano para as festas.

Carlos Alberto Parreira (então técnico da África do Sul) e Joseph Blatter participam de evento para celebrar os 100 dias para a Copa de 2010
Carlos Alberto Parreira (então técnico da África do Sul) e Joseph Blatter participam de evento para celebrar os 100 dias para a Copa de 2010
Foto: Getty Images

Em 2014, o dirigente da entidade que rege o futebol mundial marcou a data com um comunicado por meio do departamento de comunicação da Fifa em que cita as dificuldades na organização da Copa. "Todos os problemas estão sob controle e será, em cem dias, um início excepcional para uma competição excepcional - a Copa do Mundo da Fifa no Brasil, o país do futebol", disse Blatter.

Nem o palco da abertura celebrará os 100 dias para o Mundial. O Corinthians e a Odebrecht, construtora responsável pela obra da Arena Corinthians, afirmaram em contato com a reportagem que não planejaram nada para a data.

Ao que parece, as poucas celebrações ocorrem fora do Brasil. A Seleção está coincidentemente na África do Sul para enfrentar a equipe da casa, e no campo de treino do time de Luiz Felipe Scolari está programado para ocorrer nesta terça o encontro entre Zakumi e Fuleco, mascotes das Copas de 2010 e 2014, respectivamente. Uma celebração de pouco destaque.

Sul-africanos festejam contagem de 100 dias para a Copa do Mundo de 2010
Sul-africanos festejam contagem de 100 dias para a Copa do Mundo de 2010
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade