PUBLICIDADE

Europa

Nos EUA, Alemanha testará jovens em amistoso contra Equador

28 mai 2013 - 13h04
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Sem os principais jogadores de Bayern de Munique e Borussia Dortmund, respectivamente campeão e vice da Liga dos Campeões da Europa, a seleção alemã entra em campo nesta quarta-feira para enfrentar o Equador, no FAU Stadium, em Boca Ratón, nos Estados Unidos.

Militar usa camuflagem especial durante treinamento do Comando do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro
Militar usa camuflagem especial durante treinamento do Comando do 1º Distrito Naval, no Rio de Janeiro
Foto: Ale Silva / Futura Press

Esse é o primeiro de dois jogos dos tricampeões mundiais em território americano. No domingo, o adversário será justamente a seleção dos Estados Unidos, em Washington.

Dos times que dominaram a principal competição europeia, apenas dois jogadores foram convocados: o volante Sven Bender e o meia Kevin Grosskreutz, ambos do Borussia Dortmund. Assim, atletas como Manuel Neuer, Mats Hummels, Philip Lahm, Bastian Schweinsteiger, Thomas Müller, Mario Götze e Marco Reus ficaram de fora.

Outros dois titulares não convocados foram o volante Sami Khedira e o meia Mezut Özil, ambos do Real Madrid, que ainda disputarão rodada do Campeonato Espanhol neste fim de semana. Assim, os únicos "estrangeiros" são o zagueiro Per Mertesacker, do Arsenal,  e os atacantes Miroslav Klose, da Lazio, e Lukas Podolski, que também defende o time londrino.

Como só voltará a atuar pelas Eliminatórias em setembro, a líder folgada do Grupo C - com 16 pontos, oito a mais que Áustria e Suécia - aproveitará para testar alguns atletas.

Assim, o técnico Joachim Löw relacionou alguns "calouros", sem qualquer partida pela Alemanha, como o zagueiro Philipp Wollscheid, do Bayer Leverkusen, os meias Max Kruse, do Freiburg, Nicolai Müller, do Mainz, e Sidney Sam, também do Leverkusen.

Já para a seleção equatoriana, o teste é mais imediato, já que depois de duelar contra os alemães, há dois compromissos complicados pelas Eliminatórias sul-americanas. No dia 7, o duelo é fora de casa, contra a seleção peruana, e quatro dias depois o adversário será a Argentina, em Quito.

Faltando cinco rodadas para a qualificatória continental, a equipe de Reinaldo Rueda é vice-líder, com 20 pontos, quatro atrás dos argentinos, e cinco na frente da Venezuela, quinta colocada, que ocupa a zona de repescagem.

Para o técnico colombiano da seleção do Equador, o jogo desta terça-feira está longe de ser um simples amistoso. "Enfrentar a Alemanha já é uma vitória. Temos que apresentar um futebol muito competitivo, pois enfrentaremos uma equipe de grande atitude ofensiva", disse o comandante.

Nesta quarta-feira, o Equador deve ir a campo com sua equipe principal. Entre os destaques, o meia-atacante Antonio Valencia, do Manchester United. Outro presente é Felipe Caicedo, do Lokomotiv Moscou, artilheiro do país nas Eliminatórias, com cinco gols.

Em toda a história, alemães e equatorianos duelaram apenas uma vez, na fase de grupos da Copa do Mundo de 2006. Jogando em casa, na cidade de Berlim, os tricampeões não tomaram conhecimento do adversário, vencendo por 3 a 0, com dois gols de Klose e Podolski, dois atletas que poderão atuar.

No Equador, três jogadores são remanescentes do time que jogou o Mundial da Alemanha, o lateral Jorge Guagua, do Deportivo Quito, o atacante Christian Benítez, do América do México, além de Valencia.

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-1950-x-copa-2014/iframe.htm" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-1950-x-copa-2014/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade