PUBLICIDADE

Terra na Copa

Bar em Ipanema vira "consulado belga" durante jogo

1 jul 2014 - 18h43
(atualizado às 20h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Escondido em um centro comercial em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, o bar Ales Pub tornou-se um consulado informal da Bélgica nexta terça-feira, em que os europeus enfrentaram os Estados Unidos, venceram e avançaram para as quartas de final da Copa do Mundo. Belgas, brasileiros e até americanos se reuniram no espaço, especializado nas cervejas do pequeno país, para torcer.

<p>Torcedores dos Estados Unidos e da Bélgica se misturaram</p>
Torcedores dos Estados Unidos e da Bélgica se misturaram
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Há 18 anos no Brasil, Xavier Depuydt, dono do bar, se vestiu a caráter para partida combinando a camisa da seleção com os chifres que simbolizam os "diabos vermelhos". Ele assistiu ao jogo ao lado de um casal de americanos e se divertia torcendo e xingando, hora em português com forte sotaque, hora em inglês, quando lembrava da presença dos gringos.

Leen Flaning, que veio ao Brasil com o marido especialmente para a Copa, rebatia aos xingamentos contra o time gritando "I believe that we will win, I believe that we will win, I believe that we will win!", sendo reprimida por Xavier. "Isso não é um grito de guerra, você tem que dizer que vai vencer, não que acredita", ria o belga.

A americana diz ter escolhido ver o jogo em 'território inimigo' por causa da cerveja. O embate entre ela e o belga divertia o bar. Para a brasileira Elide Gomes, que também via o jogo no bar, é hora da Bélgica vencer. "Os americanos já dominam tanta coisa, não precisam também dominar também o futebol."

Assim que a Bélgica fez o segundo gol, já na prorrogação, Xavier não resistiu e liberou a cerveja. No bar, todos, menos os americanos, gritavam "Argentina, pode esperar, a tua hora vai chegar!"

O gol americano animou Leen, mas não foi o suficiente para levar o time aos penaltis. "Estou um pouco triste, mas foi um bom jogo. Ninguém esperava que fossemos chegar até aqui", disse Leen, que, conformada, se uniu ao coro contra os argentinos.

Com a vitória, a Bélgica se prepara para enfrentar a Argentina nas quartas de final. "Eles não perdem por esperar", diz Xavier, já na torcida.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade