1 evento ao vivo

Confira o que os brasileiros precisam fazer para se classificar na Libertadores

Athletico-PR e Grêmio já estão classificados. Palmeiras e Santos têm situação confortável e São Paulo é o mais ameaçado

28 set 2020
13h23
atualizado em 30/9/2020 às 11h32
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A quinta rodada da Copa Libertadores teve início na última terça-feira e alguns times brasileiros já podem definir seu futuro na competição, antes mesmo na rodada final da etapa de grupos. A situação mais delicada é a do São Paulo, que não depende mais de suas próprias forças para se classificar. Palmeiras e Santos têm situações bem confortáveis, enquanto Athetico-PR e Grêmio já conseguiram assegurar a vaga e Flamengo eInter vivem condições medianas, apesar da necessidade de fazer bons resultados para não depender de combinações de outros resultados.

Para ajudar o torcedor, o Estadão explica a situação de cada um dos times brasileiros, com suas contas e o que acontecerá se a equipe vencer, empatar ou perder na rodada desta semana. Em alguns casos, a definição da vaga pode acontecer até no saldo de gols.

SÃO PAULO

O São Paulo pode vencer seus dois jogos restantes e ainda ficar fora da próxima fase da Libertadores. O grupo tem a LDU na liderança com 12 pontos, seguido pelo River Plate, com 7. São Paulo tem 4 e o Binacional é lanterna com 3. O próximo jogo do clube brasileiro é contra o River Plate, quarta-feira, na Argentina.

Se perder

O São Paulo está eliminado, independentemente do que acontecer no confronto com o Binacional, o último da fase de grupos. O time tricolor poderia chegar aos 7 pontos, mas a LDU já teria 12 e o River, 10.

Se empatar com o River

Tem chances pequenas de passar em segundo lugar. Precisaria derrotar o Binacional na última rodada e torcer para o River perder para a LDU em casa. Acontecendo isso, a disputa ficaria no saldo de gols com o River Plate. Atualmente, o time argentino tem 11 de saldo e o São Paulo, zero. Ou seja, o time de Fernando Diniz precisaria golear e o River ser goleado na última rodada.

Se ganhar do River

Chega aos 7 pontos e empata com o clube argentino. Na última rodada, precisará ganhar do Binacional e torcer para o River Plate não vencer a LDU. Caso o River vença, argentinos e brasileiros ficariam com 10 pontos e a disputa seria no saldo de gols, que atualmente está em 11 x 0 para o River.

PALMEIRAS

O Palmeiras lidera o Grupo B com 10 pontos, seguido por Guaraní-PAR (7), Bolívar (4) e Tigre (1). A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo enfrenta o Bolívar, quarta-feira, no Allianz Parque.

Se vencer

Está classificado e garante também o primeiro lugar.

Se empatar

Está classificado. Se o Guaraní perder para o Tigre, assegura também o primeiro lugar.

Se perder

Precisará de apenas um empate com o Tigre para avançar de fase, pois chegaria aos 11 pontos, enquanto o Bolívar poderia chegar apenas aos 10.

SANTOS

O Santos lidera o Grupo G com 10 pontos, seguido pelo Defensa y Justicia, com 6. Olímpia tem 5 e Delfín soma apenas 1 ponto. O Santos visita o Olímpia na quinta-feira, às 19h.

Se vencer

Garante o primeiro lugar e a liderança do grupo.

Se empatar

Também está classificado, mas pode perder a liderança para o Defensa, caso ele vença o Delfín, em jogo que será disputado na quinta-feira.

Se perder

Precisará vencer o Defensa y Justicia na última rodada para não depender de outros resultados. Se o Defensa derrotar o Delfin, chegaria na última rodada na seguinte situação: Santos (10), Defensa (9), Olímpia (8) e Delfin (1). Um empate ou derrota bastaria ao Santos, caso o Olímpia não vencesse o Delfin.

Mas caso o Defensa não vença o Delfín, na quinta-feira, um empate na última rodada já garante a equipe brasileira nas oitavas. Derrota classificaria também se o Olímpia não bater o Delfín.

FLAMENGO

O Flamengo é o segundo colocado no Grupo A, com 9 pontos, mesma pontuação do Independiente del Valle, que aparece à frente pelo saldo de gols (8 a 0). O Junior Barranquilla é o terceiro colocado, com 6 pontos. O Barcelona-EQU tem 0. O Fla recebe o Del Valle na quarta-feira, às 21h30, em jogo que ainda terá muita discussão por causa do elenco com covid-19.

Se vencer

O Flamengo se classifica, caso o Junior não vença o Barcelona, em partida que será disputada na mesma hora, às 21h30.

Se empatar

O Fla se classifica caso o Junior seja derrotado pelo Barcelona.

Se perder

Neste caso, a partida contra o Junior se torna praticamente um mata-mata. Quem passar, avança. Um empate contra os colombianos pode até servir para o Fla, desde que eles não vençam o Barcelona na quarta-feira. Se o Junior ganhar do Barcelona, o Flamengo precisará do resultado positivo na última rodada.

GRÊMIO

Já está classificado após a vitória por 2 a 0 sobre a Universidad Católica. Com o resultado, o time gaúcho chegou aos 10 pontos, com o Inter tendo 8, América de Cali 5 e Católica 4.

Thiago Galhardo, atacante do Inter
Thiago Galhardo, atacante do Inter
Foto: Inter/ Divulgação / Estadão

INTERNACIONAL

Precisará pelo menos empatar com a Universidad Católica, no Chile, para não depender do Grêmio. Se perder, o time colorado vai precisar torcer para que o América não vença o Grêmio. Caso isso aconteça, a disputa pela segunda vaga com os colombianos será no saldo de gols. Atualmente, o Inter tem 3 e o América -2.

ATHLETICO-PR

Está classificado, após empatar com o Jorge Wilstermann em 0 a 0. O Furacão lidera o Grupo C com 10 pontos, o Wilstermann tem 7, o Peñarol e Colo-Colo aparecem com 6.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade