PUBLICIDADE

Portugal

Com hat-trick de CR7, Portugal vence Suíça e vai à final da Liga das Nações

5 jun 2019 - 17h55
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Em duelo válido pela semifinal da Liga das Nações da UEFA, Portugal e Suíça se enfrentaram nesta quarta-feira, no Estádio do Dragão, na Cidade do Porto, em Portugal. E com mais uma grande atuação de Cristiano Ronaldo, os portugueses saíram com a classificação. O placar final foi de 3 a 1, com três gols marcados pelo camisa 7. Ricardo Rodríguez fez para os suíços.

Com o resultado, os lusitanos mantém uma invencibilidade que dura desde a derrota para o Uruguai na Copa do Mundo da Rússia, pelas oitavas de final do torneio. De lá para cá, foram nove jogos, com quatro triunfos e cinco empates.

A partida também marcou a estreia de João Félix pela seleção de Portugal. A jovem promessa do Benfica, que vem fazendo uma grande temporada, teve atuação apagada, mas que rendeu aplausos. Contudo, o jogador também saiu vaiado, já que o jogo foi disputado na casa do Porto, rival dos benfiquistas.

Agora, Portugal espera o vencedor do duelo entre Holanda e Inglaterra, que jogam nesta quinta-feira na cidade de Guimarães. A decisão está marcada para este domingo (09), às 15h45 (de Brasília), no Estádio do Dragão. Enquanto isso, a Suíça enfrenta o derrotado da outra semifinal também no domingo, pela disputa do 3º lugar, no Estádio Dom Afonso Henriques, às 10h (de Brasília).

O jogo 

O começa da partida foi bastante movimentado, com boas chegadas de ambas as equipes. Logo no segundo minuto de jogo, a bola sobrou para Shaqiri após confusão na área portuguesa, o jogador finalizou e exigiu boa defesa de Rui Patrício. Nove minutos depois, Portugal respondeu. Bernardo Silva aproveitou falha da defesa suíça e rolou para Cristiano Ronaldo, que chutou de primeira para fora.

O jogo continuou lá e cá, já que os dois times estavam se lançando ao ataque e alternando boas chances criadas. Aos 13 minutos, Shaqiri cruzou e Seferovic desviou para fora, raspando a trave. E aos 16, os portugueses chegaram na cobrança de escanteio, com Pepe cabeceando firme pela linha de fundo.

E quem conseguiu abrir o placar foi a seleção de Portugal, com mais um golaço do craque do time. Cristiano Ronaldo recebeu na entrada da área e sofreu a falta. O próprio camisa 7 foi para a cobrança e bateu forte no canto oposto ao da barreira. Sommer, que deu um passo para o lado contrário, nem pulou para a bola.

O gol lusitano diminuiu o ímpeto das duas equipes. Contudo, os helvéticos quase conseguiram empatar aos 41 minutos. Mbabu recebeu pela direita e tocou para Seferovic, que veio de trás para finalizar, e o camisa 9 mandou perigosamente no travessão.

No início da etapa final, um lance curioso ocorreu no Estádio do Dragão. Em lançamento na área portuguesa, Zuber estava pronto para receber, mas se enrolou com a defesa e caiu pedindo pênalti. Porém, o juiz mandou seguir e Bernardo Silva avançou no contra-ataque, foi derrubado na área e viu a penalidade máxima ser assinalada pelo árbitro. Ao rever o primeiro lance no VAR, Felix Brych voltou atrás e marcou o pênalti para os suíços. Ricardo Rodríguez converteu e igualou o marcador.

A partir daí, Portugal e Suíça aumentaram a quantidade de erros e, com isso, as chances perigosas deixaram de ser tão frequentes como no primeiro tempo. Assim, com o empate persistindo no placar, parecia que a partida se encaminhava para a prorrogação.

No entanto, o camisa 7 português resolveu aparecer e decidir mais uma vez. Aos 42 minutos, Bernardo Silva recebeu pela direita e cruzou para trás. Cristiano Ronaldo chegou batendo de primeira, rasteiro e colocou os lusitanos na frente de novo. Dois minutos depois, o craque foi lançado no ataque, pedalou, ajeitou para a perna direita e chutou no cantinho, completando o hat-trick e dando números finais à partida.

FICHA TÉCNICA

PORTUGAL 3 x 1 SUÍÇA

Local: Estádio do Dragão, em Porto (Portugal)

Data: 5 de junho de 2019, quarta-feira

Horário: 15h45 (de Brasília)

Árbitro: Felix Brych (ALE)

Assistentes: Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)

VAR: Christian Dingert (ALE)

Cartões amarelos: Xhaka, Schar e Shaqiri (Suíça)

Gols: Cristiano Ronaldo, aos 24 minutos do primeiro tempo; Cristiano Ronaldo, aos 42 minutos do segundo tempo; Cristiano Ronaldo, aos 44 minutos do segundo tempo (Portugal); Ricardo Rodríguez, aos 11 minutos do segundo tempo (Suíça)

PORTUGAL: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe (José Fonte), Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes (João Moutinho) e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e João Félix (Gonçalo Guedes).

Técnico: Fernando Santos

SUÍÇA: Sommer; Mbabu, Schar, Akanji e Ricardo Rodríguez; Zakaria (Edimilson Fernandes), Xhaka, Freuler, Shaqiri e Zuber (Steffen); Seferovic.

Técnico: Vladimir Petkovic

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade