PUBLICIDADE

Com 2 gols de Haaland, Dortmund bate RB Leipzig e fica com o vice do Alemão

Borussia é 2º colocado pela segunda temporada seguida, ficando atrás do Bayern de Munique por dez pontos

20 jun 2020
14h56 atualizado às 14h56
0comentários
14h56 atualizado às 14h56
Publicidade

Este sábado foi dia de rodada cheia do Campeonato Alemão, com todos os nove jogos da 33ª rodada ocorrendo simultaneamente. A partida de maior destaque foi a vitória do Borussia Dortmund por 2 a 0 sobre o RB Leipzig, fora de casa, no confronto direto pela segunda posição. Com o triunfo, o time aurinegro assegurou o vice-campeonato e se garantiu na próxima edição da Liga dos Campeões.

O resultado no duelo direto pelo segundo lugar deixou o Borussia Dortmund com 69 pontos e o RB Leipzig, com 63. Restando apenas um jogo para o término da competição, a equipe de Dortmund, portanto, não pode ser mais alcançada e se tornou vice-campeã nacional pela segunda temporada consecutiva. Terceira colocada, a equipe de Leipzig ainda não garantiu um lugar na Liga dos Campeões, mas está muito perto disso.

O jovem noruguês Erling Haaland marcous os dois gols do triunfo do Dortmund, chegando à impressionante marca de 16 tentos em 17 jogos na competição. Em toda a temporada, ele balançou as redes 44 vezes em 37 partidas. Neste sábado, o atacante teve até mais chances para melhorar ainda mais seus números, mas parou no goleiro Gulacsi.

O já campeão Bayern de Munique, que confirmou na última terça-feira a conquista nacional pelo oitava temporada consecutiva, não relaxou após o título e venceu mais uma. Mesmo com um time repleto de garotos e sem vários de seus principais jogadores, o time bávaro derrotou o Freiburg por 3 a 1, em casa, e emplacou a 12ª vitória consecutiva.

O destaque foi o polonês Robert Lewandowski, que balançou as redes duas vezes e alcançou a marca de 33 gols em 30 jogos no torneio, tornando-se o maior artilheiro estrangeiro em uma única edição. Nesta temporada, considerando as partidas pela seleção polonesa, o centroavante ostenta 52 gols. Kimmich também marcou e Höler descontou para os visitantes.

COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Com Bayern de Munique e Borussia Dortmund certos na próxima edição da Liga dos Campeões, restam duas vagas para o principal torneio de clubes europeu. O RB Leipzig está virtualmente garantido, portanto, Borussia Mönchengladbach, que passou pelo lanterna e já rebaixado Paderborn por 3 a 1, e Bayer Leverkusen, que foi derrotado por 2 a 0 pelo Hertha Berlin - o brasileiro Matheus Cunha marcou um dos gols - brigam pelo outro lugar. No momento o Mönchengladbach leva vantagem, já que ocupa o quarto lugar, com 62 pontos, dois de diferença para o adversário.

Wolfsburg e Hoffenheim venceram e se garantiram na Liga Europa. Ambos golearam nesta rodada. O primeiro fez 4 a 1 no Schalke 04 fora de casa e o segundo, jogando como mandante, aplicou 4 a 0 no Union Berlin. Os dois somam 49 pontos e o Wolfsburg aparece à frente, na sexta posição, por ter melhor saldo de gols que o rival. Como nenhum dos dois pode alcançar o quinto lugar, hoje ocupado pelo Leverkusen, um terá de disputar a fase prévia para conseguir entrar no estágio de grupos da Liga Europa.

Nos outros jogos da rodada, Colônia e Eintracht Frankfurt empataram em 1 a 1, mesmo placar do duelo entre Fortuna Düsseldorf e Augsburg, e o Werder Bremen foi derrotado por 3 a 1 pelo Mainz 05, este livre de qualquer possibilidade de ser rebaixado.

O Werder Bremen é o penúltimo colocado, com 28 pontos, e hoje estaria rebaixado. A equipe de Bremen briga com o Fortuna Düsseldorf, que tem dois pontos a mais, pela disputa do playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão.

Estadão
Publicidade
Publicidade