Clubes da Série A aderem ao TikTok e diversificam conteúdo; veja os mais populares
Aplicativo usado para criar e compartilhar vídeos curtos tem mais de 3 milhões de usuários entre os torcedores dos clubes brasileiros
Sob ameaça de ser banido dos Estados Unidos pelo presidente Donald Trump por supostamente ser utilizado pelo governo chinês para fins de espionagem, o TikTok é sucesso no Brasil e os clubes de futebol estão cada vez mais presentes na plataforma. Apenas o Atlético-GO, dos 20 times da Série A do Brasileiro, ainda não possui perfil na rede social. Ao todo, a presença das equipes integrantes da elite do futebol nacional resulta em mais de 3 milhões de usuários no aplicativo de mídia inventado para criar e compartilhar vídeos curtos.
Dentre eles, Flamengo e Corinthians, dois dos clubes que mais possuem torcedores espalhados pelo Brasil, são também os com mais seguidores no TikTok. A equipe carioca está na liderança e foi a primeira a bater 1 milhão de usuários dentre os times brasileiros e sul-americanos. A temporada passada talvez tenha ajudado o Fla, que ganhou o Brasileiro e a Libertadores e ainda disputou com o Liverpool o Mundial de Clubes da Fifa.
Para Bernardo Monteiro, diretor de Comunicação do Flamengo, a incessante produção de conteúdo é a chave para o sucesso do clube de futebol. "O Flamengo virou um fenômeno nas redes sociais, não só no TikTok, mas em todas elas. Ano passado, por exemplo, passamos o Corinthians no Twitter. Em um ano e meio, ganhamos 5 milhões de seguidores no Instagram. Triplicamos nossa produção de conteúdo e essa é a chave para o Flamengo ter virado um fenômeno. Obviamente, tivemos um sucesso estrondoso que acompanhou as conquistas da equipe profissional, mas, mesmo na pandemia, com a paralisação do futebol, nosso crescimento seguiu firme", diz Bernardo ao Estadão.
O diretor de Comunicação rubro-negro explica que cada rede possui um programa específico de criação de conteúdo. "Não é uma coisa espelhada. O conteúdo em cada plataforma é diferenciado. Nossa busca aqui dentro é incessante e quase doentia por produção de conteúdo e essa, para mim, mais uma vez, é a chave do negócio", concluiu.
Para Gustavo Hebertta, fundador e diretor de criação da Lmid, empresa de marketing esportivo, o Flamengo entendeu bem o propósito do TikTok e esse é o motivo de seu sucesso na ferramenta. "O Flamengo vem usando a ferramenta com muita propriedade. No 'novo normal', que demanda um processo emergencial de digitalização e de inteligência de dados pelos times brasileiros, essa é mais uma grande oportunidade de engajar e monetizar essa relação entre fãs e clubes", analisa o especialista.
@flamengoO @gabigol mandou avisar. ##Flamengo ##Gabigol
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O Corinthians tem pouco mais de 440 mil adeptos na plataforma. A proposta do clube paulista é divertir seus torcedores e seguir uma linha mais bem humorada. Por isso, o alvinegro tem trabalhado em duas frentes: produzindo material próprio e estimulando influenciadores internos (como atletas profissionais) a movimentarem suas redes. O Corinthians não usa o TikTok para assuntos pesados, crise ou comunicados institucionais. É uma plataforma para divertir os fãs.
Apesar de estar atualmente na sexta colocação nessa corrida, o Vasco foi o primeiro time brasileiro a criar uma conta na rede. Bruno Maia, que estava na vice-presidência de marketing do clube alvinegro, em 2019, explica a inserção pioneira da equipe carioca.
"Vimos o Tiktok se aproximando de clubes e entidades esportivas e fazendo algumas parcerias institucionais de lançamento em certos territórios, o que era algo novo. As principais redes sociais não tinham esse hábito de buscar os clubes reconhecendo a força deles para potencializar a plataforma. Com isso, começamos a conversar no início de abril, assim que eles se estabeleceram no Brasil e criamos o canal. Ainda demorou um pouco para começarmos a rodar, pelas dificuldades de ter braços para gerar conteúdo para mais uma rede social numa estrutura enxuta como a do Vasco, mas o pioneirismo veio dessa observação e pró-atividade", disse.
Segundo apurou o Estadão, o Atlético-GO deve também entrar no TikTok em breve. O clube aguarda o início do Brasileirão e o lançamento de seu novo uniforme para anunciar o perfil.
Confira o ranking dos clubes da "Série A" no TikTok
• Flamengo - 1,4 milhão de seguidores
• Corinthians - 442,9 mil
• São Paulo - 287,1 mil
• Palmeiras - 154,7 mil
• Sport - 141,5 mil
• Vasco - 103,7 mil
• Internacional - 87,5 mil
• Santos - 85,2 mil
• Athletico-PR - 84,4 mil
• Bahia - 80,8 mil
• Ceará - 77,1 mil
• Atlético-MG - 73,4 mil
• Grêmio - 52,8 mil
• Botafogo - 51,5 mil
• Fortaleza - 47,7 mil
• Goiás - 37,8 mil
• Fluminense - 30,7 mil
• Coritiba - 27,3 mil
• Bragantino - 7,3 mil
• Atlético-GO - 0