PUBLICIDADE

SP pode igualar recorde de representantes na Série A em 2020

Melhor marca foi também paulista, com 7 clubes na primeira divisão em 2004; Bragantino deve subir, Botafogo-SP e Ponte têm chance

30 set 2019 - 13h47
Compartilhar
Exibir comentários

Com os quatro grandes do Estado na disputa das primeiras posições na elite do Brasileiro, sem risco de rebaixamento, e a cada vez mais óbvia ascensão do Bragantino, líder isolado da Série B com 25 rodadas realizadas, fica evidente a constatação de que a Série A de 2020 terá mais uma vez a liderança isolada de representantes paulistas, quantitativamente.

Há de se considerar que Botafogo-SP e Ponte Preta, ambos também na Série B, ainda têm chances de brigar por posições que lhes permitiriam o acesso em 2020. Se os dois subirem junto com o Bragantino, o número de clubes paulistas na elite do futebol brasileiro chegaria a sete.

Caso essa situação se confirme, será igulado o recorde que também é de São Paulo, alcançado em 2004. Naquela temporada estavam na Série A Santos (campeão), São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Ponte Preta, São Caetano e Guarani. A competição tinha, na época, 24 times – hoje são 20.

O único Estado que faz frente a São Paulo, na atual temporada, é o Rio de Janeiro. São quatro clubes cariocas na Série A, três deles correndo risco de rebaixamento – Botafogo, Vasco e Fluminense. Não há representante do Rio na Série B.

Ano passado, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos tiveram a companhia no Brasileiro de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Mas, na edição de 2017, os paulistas foram mais numerosos, com os quatro grandes e mais a Ponte Preta, que acabou caindo para a Segunda Divisão.

Fora os clubes de Rio e São Paulo, é raro que algum outro Estado consiga emplacar quatro clubes na Série A ao mesmo tempo – pelo menos desde a adoção do sistema de pontos corridos, em 2003, isso só ocorreu uma vez – em 2015, com Santa Catarina representada por Chapecoense, Figueirense, Avaí e Joinville.

Veja também

Top 10 dos artilheiros brasileiros do Real Madrid:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade