1 evento ao vivo

Ex-Palestras, Palmeiras e Cruzeiro têm retrospecto acirrado

14 set 2019
09h18
atualizado às 09h18
  • separator
  • 0
  • comentários

Adversários deste sábado, em partida programada para as 19 horas (de Brasília), no Allianz Parque, pela 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Cruzeiro têm uma vasta história de confrontos.

A última partida entre Palmeiras e Cruzeiro foi no Pacaembu e teve vitória paulista (Foto: Divulgação/SEP)
A última partida entre Palmeiras e Cruzeiro foi no Pacaembu e teve vitória paulista (Foto: Divulgação/SEP)
Foto: Gazeta Esportiva

A primeira partida do Clássico Palestrino aconteceu em 18 de maio de 1930, quando as homônimas equipes do Societa Sportiva Palestra Italia, de Minas Gerais, e do Societa Sportiva Palestra Italia, atualmente Cruzeiro Esporte Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras, respectivamente, duelaram em Belo Horizonte, com vitória dos donos da casa por 4 a 2.

Desde então, Cruzeiro e Palmeiras protagonizaram 95 partidas marcadas pelo equilíbrio. Foram 32 vitórias do Alviverde contra 35 triunfos cruzeirenses, além de outros 28 empates (138 gols a favor dos paulistas e 135 dos mineiros).

O duelo deste sábado será o 50ª jogo no Estado de São Paulo e, desta vez, o Verdão tem um histórico positivo.  Nos 49 jogos já disputados, a história contabiliza 23 vitórias alviverdes, 14 empates e 12 triunfos cruzeirenses, com 92 gols alviverdes e 65 tentos do time azul celeste.

A capital paulista, inclusive, já foi palco de memoráveis batalhas entre os clubes: a Copa do Brasil de 1996, no Palestra Italia, da qual o Cruzeiro saiu campeão, a Copa do Brasil de 1998, no Morumbi, da qual o Verdão levou a melhor, e a Copa Mercosul de 1998, cuja decisão foi disputada novamente no Palestra Italia, torneio do qual o Alviverde também ergueu o caneco.

Apesar do retrospecto equilibrado, as equipes chegam para a partida em momentos distantes. Imerso em uma crise política e financeira, o Cruzeiro, de Rogério Ceni, ocupa a 16ª colocação do Brasileirão, com 18 pontos, enquanto o Palmeiras, de Mano Menezes, é o terceiro lugar, com 36 pontos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade