Coritiba consegue vitória no Independência e América-MG é o primeiro rebaixado do Brasileirão 2023
Na noite desta quarta-feira, o América-MG recebeu o Coritiba, na Arena Independência, em compromisso válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. No duelo entre os dois últimos colocados, o Coelho viu o Coxa sair com a vitória por 3 a 0, com gols de Bruno Gomes, Sebástian Gómez e Robson.
Assim, a equipe mineira está matematicamente rebaixada para a Série B. O clube mineiro figura na lanterna do torneio nacional, com 21 pontos. A distância para o Cruzeiro, primeiro time fora do Z4, é de 16 pontos, sendo que o Coelho só disputa 15 no restante da competição. O Coritiba, por sua vez, chega aos 26 pontos, mas segue na 19ª colocação.
Apenas para cumprir tabela, o América-MG retoma as disputas pelo Brasileirão já neste domingo. O time de Minas Gerais viaja ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, em São Januário, às 18h30 (de Brasília).
O Coritiba, por sua vez, segue em sua luta contra o rebaixamento - ainda que as chances de se salvar sejam remotas. Na 34ª rodada do torneio nacional, o Coxa encara o Cruzeiro, neste sábado, às 16 horas, no Couto Pereira.
O jogo
Apesar do Coritiba ter iniciado o jogo acima do América-MG na tabela, quem começou ditando o ritmo do jogo foi o Coelho. No entanto, tomar a iniciativa não foi o suficiente para a equipe mineira. Isso porque, em sua primeira chegada, o Coxa inaugurou o marcador aos 27 minutos.
Robson cruzou bola na grande área do América-MG e Sebástian Gómez se esticou todo para tentar alcançar a bola. Contudo, a tentativa de domínio do colombiano acabou se transformado em um passe para Bruno Gomes, que completou de cabeça para o fundo do gol para fazer 1 a 0.
Com isso, o Coritiba passou a ter o domínio da partida e chegou ao segundo gol facilmente. Com 34 minutos, em contra-ataque, Natanael disparou com a bola pela direita. O jogador tocou para Slimani, que encontrou Gómez se infiltrando na grande área. O argelino tocou para o meia, que finalizou rasteiro e superou o goleiro Jori.
Após a volta do intervalo, o Coritiba retornou disposto a administrar sua vantagem e, se possível, ampliá-la. Enquanto isso, o Coelho tentava buscar o resultado necessário para evitar o rebaixamento nessa rodada, mas sequer levou perigo ao gol dos visitantes.
Aos 23 minutos da etapa complementar, o Coxa fechou o placar. Novamente, Natanael fez boa jogada dentro da grande área e tocou para Robson. O camisa 30 foi bloqueado no primeiro chute, mas ficou com a bola no rebote e finalizou rasteiro para balançar as redes.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 0 x 3 CORITIBA
Data: 8 de novembro de 2023 (quarta-feira)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Antonio Adriano de Oliveira (MA)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Gols: Bruno Gomes, aos 27 minutos do primeiro tempo; Marcelino Moreno, aos 34 minutos do primeiro tempo; Robson, aos 23 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: (América-MG) / Sebástian Gómez, aos dois minutos do segundo tempo (Coritiba)
AMÉRICA-MG: Jori; Mateus Henrique (Daniel Borges), Potiguar, Danilo Avelar e Marlon (Wellington Paulista); Breno (Adyson), Juninho, Felipe Azevedo (Marcinho) e Martínez; Mastriani e Benítez (Everaldo)
Técnico: Fabián Bustos
CORITIBA: Gabriel; Natanael, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luis (Jamerson); Sebastian Gómez (Matheus Bianqui), Bruno Gomes, Robson, Andrey (Fransérgio) e Marcelino Moreno (Garcez); Slimani (Diogo Oliveira)
Técnico: Thiago Kosloski