0

Brasileiro terá 2 rodadas sem graça até seu encerramento

2 dez 2019
10h43
  • separator
  • 0
  • comentários

Ninguém pode supor que Palmeiras e Santos vão travar uma disputa emocionante para ver quem será o vice-campeão nacional. Ou que o Atlético-MG lutará até o fim para garantir vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. A verdade é que o Brasileiro chegará à 37ª rodada, no meio de semana, bastante esvaziado. Resta um tanto de emoção apenas para saber quem vai ser o quarto rebaixado – Ceará ou Cruzeiro.

Definição da última vaga de rebaixamento, entre Cruzeiro e Ceará, deve ser uma das poucas emoções da reta final
Definição da última vaga de rebaixamento, entre Cruzeiro e Ceará, deve ser uma das poucas emoções da reta final
Foto: Rodney Costa / Futura Press

Matematicamente, Fluminense e Botafogo ainda correm risco de cair e até mesmo o Vasco, mais isso é muito improvável e, se o time de São Januário derrotar o Cruzeiro nesta noite, em casa, pelo complemento da 36ª rodada, os três cariocas se livrarão de qualquer ameaça. Ao Vasco, bastaria somente um empate.

Quem se basear somente pela frieza dos números pode afirmar ainda que o CSA não sacramentou sua ida para a Série B. Não se pode negar isso. Mas, para o time de Alagoas permanecer na Série A, dependerá de uma combinação de vários resultados e, além disso, precisará tirar uma diferença de saldo de gols gigantesca para o Ceará – são 26 gols a mais para a equipe nordestina.

Ou seja, o CSA já pode dar os braços para Avaí e Chapecoense e começar o planejamento para a disputa da Série B em 2020. O trio terá, tudo indica, a companhia de Cruzeiro ou Ceará.

Como o Flamengo, campeão brasileiro por antecipação, ganhou também a Libertadores, e com o Atlhetico-PR vencedor da Copa do Brasil, há mais quatro vagas para a fase de grupos da Libertadores de 2020 – Palmeiras, Santos e Grêmio já se garantiram lá. O São Paulo se projeta como o outro contemplado, embora ameaçado diretamente pelo Internacional.

Mas, convenhamos, nem o Morumbi, nem o Beira-Rio vão lotar nos jogos finais do Brasileiro por causa da vaga direta na fase de grupos do torneio continental.

Para a fase preliminar da Libertadores, a tendência é que Internacional e Corinthians confirmem presença. Atrás deles, Fortaleza e Goiás e até o Bahia fazem sombra, mas dificilmente um deles vai conseguir alcançá-los.

Restaria, portanto, apenas a luta para fugir da queda, com Cruzeiro e Ceará numa briga de foice para escapar do rebaixamento.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade