PUBLICIDADE

Bahia visita o Fortaleza em busca da permanência na Série A

8 dez 2021 20h12
| atualizado às 20h12
ver comentários
Publicidade

O Fortaleza enfrenta o Bahia na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Já garantido na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores, o Leão do Pici busca apenas melhorar a sua classificação na tabela. Atualmente, a equipe ocupa a quinta posição, com 55 pontos, podendo chegar ao Z-4 caso vença a partida e o Corinthians tropece contra o Juventude.

Mesmo com a derrota para o Cuiabá na última segunda-feira, por 1 a 0, o time já havia assegurado a vaga no torneio continental após o triunfo do Bahia sobre o Fluminense, no último domingo, sendo o primeiro clube cearense a participar da competição.

Já o Bahia segue na luta contra o rebaixamento. O Tricolor de Aço figura na 16ª colocação, com os mesmos 43 pontos do Cuiabá, primeiro time no Z-4. Com a vitória na última rodada, os baianos precisam vencer para permanecer na Série A em 2022. Em caso de empate, torcem por um tropeço do Juventude. Se perderem, necessitam que os gaúchos não pontuem e que o Grêmio, no máximo, empate contra o Atlético-MG.

Em 2020, os times passaram por uma situação parecida. Em duelo pela penúltima rodada, uma vitória garantiria o Esquadrão na primeira divisão. Na oportunidade, a equipe venceu o Fortaleza por 4 a 0.

Ex-treinador do Ceará, Guto Ferreira se prepara para o sétimo embate contra o rival em sua carreira. Ao todo, foram três empates, duas derrotas e apenas uma vitória.

Para a partida, o técnico Juan Pablo Vojvoda terá o retorno do volante Éderson. Já o ala Lucas Crispim e o chileno Ángelo Henríquez, com problemas musculares, são dúvidas. O zagueiro Jackson, que saiu lesionado na Arena Pantanal, também tem presença incerta.

Suspenso, o atacante Rossi não fica à disposição de Guto. Por outro lado, o comandante conta com a volta dos meias Lucas Mugni e Daniel, entretanto, o último deve iniciar no banco de reservas.

Gilberto concedeu entrevista coletiva antes do jogo, que pode ser o último do atleta com a camisa do Bahia, e falou sobre os desafios mentais que a equipe enfrentará.

"É uma decisão importante, equipe muito qualificada. Todos estamos com a cabeça bastante focada, porque é um adversário extremamente difícil. (…)  Vai ser um jogo mental muito forte. Vai ser no limite, mas, se Deus abençoar, a gente vai conseguir um resultado positivo", disse.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA X BAHIA

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)

Data: 9 de dezembro de 2021, quinta-feira

Horário: Às 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

FORTALEZA: Marcelo Boeck, Titi, Marcelo Benevenuto e Tinga; Yago Pikachu, Jussa, Éderson e Bruno Ferreira; Matheus Vargas, David e Depietri

Técnico: Juan Pablo Vojvoda

BAHIA: Danilo Fernandes, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Lucas Mugni e Rodriguinho; Juninho Capixaba, Raí Nascimento e Gilberto

Técnico: Guto Ferreira

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade