PUBLICIDADE

Brasileiro pode ser o primeiro estrangeiro a jogar na seleção russa

9 set 2010 - 12h27
(atualizado às 13h43)
Compartilhar

O atacante brasileiro Welliton Soares Morais, do Spartak Moscou, artilheiro do campeonato russo, manifestou seu desejo de jogar na seleção da Rússia. Welliton tem grandes chances de ser o primeiro atleta nascido fora das repúblicas da antiga União Soviética a jogar na equipe russa.

O brasileiro é um dos grandes destaques da atual temporada do futebol russo. Ele fez três gols nas duas últimas partidas e é o artilheiro da liga do país, com 13 gols. O jogador ainda foi o artilheiro do último campeonato russo, com 21 gols. Aos 23 anos, o atacante, que começou a carreira no Goiás, chegou ao Spartak en 2007 e marcou 31 gols em 50 partidas pelo clube moscovita antes do início da atual temporada.

O ex-técnico da seleção russa, o holandês Guus Hiddink, não respondeu ao desejo de Welliton de jogar pela Rússia. O atual treinador, o também holandês Dick Advocaat, tampouco se manifestou, apesar do brasileiro ser considerado por muitos um jogador melhor que os atuais atacantes da seleção, Roman Pavlyuchenko, Pavel Pogrebnyak e Alexander Bukharov.

Os comentaristas russos são unânimes em defender a convocação de Welliton e sonham com um ataque formado pelo brasileiro e por Andrei Arshavin, jogador do Arsenal.

"Acho que Welliton deixaria a seleção russa mais forte. Ele é o melhor atacante da liga russa", afirmou Miroslav Romashchenko, companheiro de equipe do brasileiro no Spartak. "Advocaat já disse que prefere jogar com dois atacante, um alto e um pequeno. Welliton é no momento a melhor opção para a posição de atacante pequeno", acrescentou.

A legislação russa permite a Welliton, que vive há mais de três anos na Rússia, jogar pela seleção se for convocado. A opinião pública também está do lado do brasileiro. Agora falta apenas o chamado do técnico.

Atacante, ex-Goiás, é destaque no Spartak Moscou
Atacante, ex-Goiás, é destaque no Spartak Moscou
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade