PUBLICIDADE
Logo do Botafogo

Botafogo

Favoritar Time

Botafogo perde no adeus de Verón, mas gol contra garante 1º

25 mai 2017 - 23h58
(atualizado em 26/5/2017 às 00h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

Já classificado para as oitavas de final da Taça Libertadores com uma rodada de antecipação, o Botafogo perdeu para o Estudiantes por 1 a 0 nesta quinta-feira no Estádio Centenário de Quilmes, mas mesmo assim ficou com a liderança do grupo 1.

Foto: EFE

Embora tenha entrado em campo já eliminado e com uma série de baixas, o campeão do torneio continental em 2009 fechou a campanha com um triunfo graças a um gol de Solari, marcado ainda no primeiro tempo.

O time alvinegro terminou a fase de grupos com dez pontos, mesmo número que o Barcelona de Guayaquil, mas levou a melhor no saldo de gols (+1 a 0). No outro jogo da chave, o time equatoriano foi derrotado pelo Atlético Nacional por 3 a 1 no estádio Atanasio Girardot, com dois gols contra marcados a favor dos colombianos, o último aos 23min do segundo tempo.

O Estudiantes ficou com o terceiro lugar, com nove pontos, e obteve uma vaga na Copa Sul-Americana, enquanto o Nacional, que defendia o título, foi o último colocado, com apenas seis.

Foto: EFE

Jair Ventura não pôde contar com o zagueiro Emerson Silva nem com o meia Montillo, que continuam no departamento médico, e ainda perdeu o também Camilo, que sentiu incômodo e foi poupado. Já o atacante Rodrigo Pimpão cumpriu suspensão, enquanto Sassá, que poderia ter sido o substituto, está afastado do elenco por indisciplina.

No Estudiantes, embora ainda estivesse em jogo, o técnico Nelson Vivas mandou equipe mista a campo. Entre os considerados titulares, apenas o goleiro Andújar, o zagueiro Desábato e os meio-campistas Otero e Solari atuaram.

A partida marcou uma nova aposentadoria do meia Verón, que, aos 42 anos, havia voltado aos gramados apenas para a disputa da Libertadores. Sua intenção foi arrecadar dinheiro para a construção do novo estádio do Estudiantes, clube do qual é presidente.

Foto: EFE

O jogo começou fraco, com as duas equipes cometendo muitos erros. Aos oito minutos do primeiro tempo, Rodrigo Lindoso dominou na entrada da área e fez o passe buscando Bruno Silva, que cometeu falta. Aos 14, Verón fez ótimo cruzamento para Toledo, que, contudo, não conseguiu completar.

O campeão da América de 2009 tinha mais a bola e abriu o placar aos 24 minutos. Depois do levantamento para a área, Igor Rabello desviou, mas não afastou. Solari aproveitou a sobrea e arrematou para a rede.

Solto em campo, o Estudiantes criava mais e voltou a incomodar aos 32, quando Otero teve espaço pelo meio e bateu com força, rente à trave esquerda. Roger enfim tirou o Botafogo do sufoco aos 38, com uma caneta em Bazzana seguida de uma finalização, que, entretanto, não foi das melhores.

Foto: EFE

Roger teve outra chance aos 42 minutos, em cruzamento de Guilherme, mas novamente ia errando o alvo. Emerson Santos ainda apareceu para tentar consertar, mas foi atrapalhado pela defesa.

Logo na volta do intervalo, aos dois minutos, o Alvinegro levou um susto. Solari entrou na área pela direita e tocou para trás até Toledo, que finalizou mal e desperdiçou boa oportunidade.

Foto: EFE

Apesar do lance de perigo nos instantes inicias, o jogo continuou sem empolgar. O time visitante foi incomodar apenas aos 14, em levantamento de João Paulo, mas Roger não alcançou. Pouco depois, aos 17, Gilson levantou também mirando o centroavante, mas Desábato rechaçou.

Jair Ventura então apostou nas entradas de Fernandes e Joel, mas o Glorioso não melhorou muito. Aos 33, após cobrança de escanteio, Guilherme chutou e carimbou a zaga. Bruno Silva ia ficando com a sobra, mas chegou atrasado.

Foto: EFE

Na tentativa de se lançar à frente, o time visitante ficou exposto aos contra-ataques, e em um deles, aos 37 minutos, os donos da casa estiveram perto do segundo. Toledo ficou cara a cara com Gatito, que parou o chute do atacante e ainda bloqueou Solari no rebote.

Sem muita inspiração por parte das duas equipes, os últimos minutos do confronto ficaram marcados não por quem ficou em campo até o apito final, mas por quem foi substituído. Verón deu lugar a Damonte e foi aplaudido de pé pela torcida da qual é o maior ídolo.

Ficha técnica:.

Estudiantes: Andújar; Sánchez (Aguirregaray), Bazzana, Desábato e Diarte; Braña, Cascini, Otero, Solari e Verón (Damonte); Toledo (Umeres). Técnico: Nelson Vivas.

Botafogo: Gatito Fernandes; Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis (Fernandes); Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense), Bruno Silva, João Paulo (Joel) e Gilson; Guilherme e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Árbitro: Eduardo Gamboa (Chile), auxiliado pelos compatriotas Marcelo Barraza e Claudio Ríos.

Cartões amarelos: Victor Luis, João Paulo, Joel e Igor Rabello (Botafogo).

Estádio Centenário de Quilmes, em Quilmes (Argentina).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade