0

Barcelona tem 3ª chance para conquistar Espanhol de forma antecipada

9 mai 2013
15h34
atualizado às 16h28

O Barcelona terá neste domingo a possibilidade de conquistar seu 22º título do Campeonato Espanhol, e precisa apenas de uma vitória sobre o Atlético de Madrid, no domingo, em partida da 35ª rodada que ocorrerá no Vicente Calderón, para se sagrar campeão.

O Barça tem 88 pontos, oito a mais que o Real Madrid, e caso consiga os três pontos, conquistará novamente o Espanhol, título que no ano passado ficou com o rival da capital.

A equipe catalã já teve duas chances de garantir o troféu, no último final de semana e na última quarta, mas dependia de tropeços do Real. No entanto, os madrilenhos fizeram sua parte e adiaram a festa batendo o Valladolid e dando um show em cima do Málaga no meio de semana, com uma goleada por 6 a 2.

Para o jogo deste fim de semana, o técnico do Barcelona, Tito Vilanova, terá os retornos do goleiro Victor Valdés e do atacante Pedro, que se recuperaram de lesões. Em compensação, o zagueiro Carlos Puyol continua entregue ao departamento médico.

Artilheiro da competição, com 46 gols, o atacante Lionel Messi já está recuperado do problema muscular na coxa que o tirou da partida contra o Bayern de Munique, que marcou a eliminação da equipe catalã na Liga dos Campeões, há pouco mais de uma semana.

Além de confirmar o título do Barça, Messi tem como missão bater o próprio recorde de gols em uma só edição do Espanhol. Ele tem quatro rodadas para balançar a rede cinco vezes e alcançar o objetivo.

Garantido na fase de grupos da próxima 'Champions' com a vitória sobre o Celta de Vigo na última quarta, o Atlético de Madrid já não tem grandes objetivos no campeonato. A equipe dos brasileiros Miranda, Filipe Luis e Diego Costa ainda tem chances de ser vice-campeã, mas tem apenas três jogos para tirar oito pontos de desvantagem para o Real.

Com isso, o técnico Diego Simeone deve usar a partida no estádio Vicente Calderón para preparar o time para a final da Copa do Rei, no próximo dia 17, justamente contra Cristiano Ronaldo e companhia.

O Real, por sua vez, fará sua preparação diante do Espanyol no estádio Cornellà-El Prat. O time da casa é apenas o 11º colocado e tem pequenas chances de conseguir um lugar na Liga Europa, estando a seis pontos e quatro posições do Betis, que fecha a zona de classificação para o torneio.

Os madrilenhos terão o desfalque do meia alemão Mesut Ozil, que sentiu o tornozelo e será poupado para voltar a tempo de disputar a final da Copa.

A grande disputa no campeonato é a luta pela última vaga na Liga dos Campeões. Após ter sua sequência de 15 jogos invicta encerrada ao perder para o Getafe na semana passada, a Real Sociedad, em quarto lugar, com 58 pontos, receberá na segunda-feira o Granada.

Já o Valencia, quinto, com dois pontos a menos, visitará o Rayo Vallecano no domingo e poderá colocar pressão na concorrente em caso de vitória.

Para o jogo deste fim de semana, o técnico Ernesto Valverde terá o desfalque do atacante Jonas, um dos destaques da equipe, que cumprirá suspensão. Além dele, o meia Sergio Canales também ficará de fora, pois sofreu uma lesão muscular na perna esquerda.

Quem tem possibilidades reduzidas de voltar a disputar a Liga dos Campeões é o Málaga, dono da sexta posição, com 53 pontos, que foi goleado por 6 a 2 pelo Real Madrid, em partida que abriu a rodada e foi disputada na última quarta-feira. No domingo, o time dos brasileiros Weligton buscará a recuperação contra o Sevilla, no estádio La Rosaleda.

A luta contra o rebaixamento também agita a 35ª rodada. A distância que separa o Osasuna e o Zaragoza, últimas equipes fora da degola, para o lanterna Mallorca, é de apenas quatro pontos.

O Osasuna tentará se manter acima dos três últimos no sábado, quando terá que vencer o Getafe em casa. Já o Zaragoza abrirá a rodada nesta sexta-feira visitando o Levante.

Entre os três últimos, o tradicional Deportivo La Coruña, 18º colocado, jogará contra o Valladolid no campo do adversário no domingo. Em penúltimo lugar, o Celta de Vigo terá um duelo complicado contra o Betis em Sevilha no mesmo dia, enquanto o lanterna Mallorca pegará o Athletic Bilbao em San Mamés no sábado.

Programação da 35ª rodada do Campeonato Espanhol:.

Sexta-feira.

Levante - Zaragoza.

Sábado.

Athletic Bilbao - Mallorca.

Valladolid - Deportivo La Coruña.

Osasuna - Getafe.

Espanyol - Real Madrid.

Domingo.

Rayo Vallecano - Valencia.

Betis - Celta de Vigo.

Atlético de Madrid - Barcelona.

Málaga - Sevilla.

Segunda-feira.

Real Sociedad - Granada.

EFE   
publicidade