PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Barça e Roma apostam em ídolos para partida da Liga dos Campeões

4 abr 2018 - 09h03
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília), Barcelona e Roma se encontram no Camp Nou para o primeiro jogo das quartas de final da Liga dos Campeões. Será a primeira vez que as equipes se enfrentarão em duelos de mata-mata em competição oficial e o quinto duelo na história.

Na primeira vez em que se enfrentaram, na segunda fase de grupos da Liga dos Campeões de 2001/02, a Roma levou a melhor. As equipes empataram por 1 a 1 no primeiro jogo, no Camp Nou, mas a Roma saiu vitoriosa em casa por 3 a 0. Já no segundo encontro, após empate por 1 a 1 no Estádio Olímpico de Roma, o Barcelona goleou em casa por 6 a 1.

Desta vez, o Barcelona chega como grande favorito a avançar. Tanto na Liga dos Campeões quanto no futebol espanhol, o clube catalão faz uma temporada quase irretocável. O time de Lionel Messi, que lidera o Campeonato Espanhol, só sofreu uma derrota na Espanha, contra o rival Espanyol na Copa do Rei. Na Liga dos Campeões, são cinco vitórias e três empates em oito jogos.

A campanha da Roma não deixa a desejar, mas não é impecável como a do rival espanhol. A equipe da capital italiana ocupa a terceira posição no Campeonato Italiano com 60 pontos. No entanto, a 18 pontos da líder Juventus, está fora da luta pelo Scudetto. Além disso, o time de Dzeko decepcionou na Copa da Itália, sendo eliminado ainda nas oitavas de final, fazendo da Liga dos Campeões a única possibilidade de título romanista.

Iniesta e De Rossi: ídolos e capitães

Além dos craques como Messi, Suárez e Dzeko, o duelo coloca frente a frente duas figuras de suma importância na história dos clubes. Os capitães Andres Iniesta e Daniele de Rossi são figuras de enorme identificação com suas torcidas.

Iniesta é um dos grandes símbolos da geração espanhola mais vitoriosa de todos os tempos, que conquistou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e duas Eurocopas. Em 16 anos de Barcelona, único clube que defendeu na carreira, o meio-campista também acumula conquistas, como oito Campeonatos Espanhóis, quatro Ligas dos Campeões e três Mundiais de Clubes. Além disso, o espanhol foi o segundo colocado na eleição da Bola de Ouro em 2010, quarto em 2011 e terceiro em 2012 e é o dono da faixa de capitão do Barça desde a saída de Xavi, seu companheiro de meio-campo por mais de uma década, em 2015.

Mesmo que a prateleira de troféus de De Rossi seja bem mais modesta do que a de Iniesta, o italiano não fica atrás do espanhol no quesito importância. Nascido em Roma, o volante, campeão do mundo pela Itália em 2006, só defendeu o clube de sua cidade na carreira. Por lá, conquistou duas Copas da Itália seguidas, em 2007 e 2008, e assumiu a faixa de capitão nesta temporada, primeira sem o ídolo Francesco Totti.

Os meio-campistas já se enfrentaram dez vezes, sendo nove pelas seleções, e o retrospecto é favorável ao espanhol. Iniesta soma três vitórias, enquanto De Rossi tem duas. Entre os cinco empates está o único confronto entre eles pelos clubes, um empate por 1 a 1 na Liga dos Campeões da temporada 2015/16.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade