1 evento ao vivo

Afeganistão vence Paquistão na primeira partida disputada em Cabul em 10 anos

20 ago 2013
16h07
atualizado às 18h06

A seleção de futebol do Afeganistão derrotou o Paquistão em amistoso nesta terça-feira, por 3 a 0, em um encontro que não ocorria desde 1977 e marcado como a primeira partida internacional disputada em Cabul em 10 anos.

A última vez que as duas seleções se encontraram foi há 35 anos, quando os paquistaneses foram derrotados 1 a 0.

Seis mil pessoas abarrotaram o pequeno estádio da Federação Afegã de Futebol, presidida por Muhammad Ali Jawad.

"Não posso acreditar, esta é uma grande vitória. Tinha certeza de que ganharíamos porque a seleção afegã estava realmente preparada", disse à Agência Efe Shekiba Samadi, uma jovem de 26 anos visivelmente emocionada e com os olhos marejados.

"Estou feliz e orgulhosa do time nacional afegão", afirmou Basira, enquanto carregava na saída do estádio a bandeira do Afeganistão.

"Espero que esta partida melhore as relações esportivas entre os dois países, ao mesmo tempo em que mostre (aos líderes do Paquistão e Afeganistão) um melhor modo de manter relações políticas no futuro", explicou à Agência Efe o presidente da Federação Afegã dias antes de disputar a partida.

Este foi a primeira partida disputada pelo Afeganistão em casa em 10 anos, depois de ter enfrentado o Turcomenistão em 2003.

Apenas dois dias após a partida desta terça, terá início a segunda edição da Liga de Futebol do Afeganistão, que tem como objetivo cimentar o sentimento de união nacional através do esporte.

Além disso, Afeganistão e Paquistão disputarão outro amistoso em dezembro na cidade paquistanesa de Lahore.

EFE   
publicidade