0

#Verificamos: Bolsonaro usou camisas de vários times

Imagens contam com o presidente eleito vestindo uniformes do Grêmio, Flamengo, Santos, Botafogo, Fluminense e Sport

4 dez 2018
19h21
atualizado às 19h44
  • separator
  • comentários

Cristina Tardáguila

Circula nas redes sociais uma montagem que traz o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), usando as camisas de Grêmio, Flamengo, Santos, Botafogo, Fluminense e Sport. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Foto: Agência Lupa

Montagem com seis fotos de Bolsonaro usando camisas de times diferentes

Imagem que, até as 16h30 do dia 4 de dezembro 2018, já tinha 1,6 mil compartilhamentos no Facebook

VERDADEIRO 

A imagem analisada pela Lupa é verdadeira. Consiste em um cartaz que foi fixado nas imediações do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, no último domingo (2). O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), esteve no local naquele dia e, diante das câmeras, entregou a taça ao campeão brasileiro de futebol deste ano, o próprio Palmeiras.

O cartaz é composto pela soma de seis fotos reais e um QR que leva a um vídeo - também real. A Lupa analisou cada um desses conteúdos.

No dia 30 de novembro de 2017, Bolsonaro usou o Twitter para postar uma foto parabenizando o Grêmio pelo título da Taça Libertadores da América. Na imagem, o presidente eleito segurava a camisa do Tricolor gaúcho.

Foto: Agência Lupa

Ele também foi a um jogo do Flamengo em junho do ano passado, quando o rubro-negro bateu a Chapecoense por 5 a 1 no Rio de Janeiro. O registro foi postado em seu perfil oficial de Facebook.

Foto: Agência Lupa

Em 2016, quando esteve no litoral paulista para dar uma entrevista, Bolsonaro vestiu uma camisa do Santos, conforme registros no YouTube.

 

Foto: Agência Lupa

Já com a camisa do Botafogo, time de Bolsonaro no Rio de Janeiro (ele se diz torcedor do Palmeiras, em São Paulo), o presidente eleito tem diversos registros. Veja aqui, aqui e aqui.

Foto: Agência Lupa

Em 2016, Bolsonaro apareceu com uma camisa do Fluminense, após protagonizar uma discussão pública com o jornalista Juca Kfouri.

Foto: Agência Lupa

E, em março de 2017, o presidente eleito gravou um vídeo usando uma camisa do Sport.

Foto: Agência Lupa

Além das fotos, consta no cartaz um QR Code que leva a um vídeo no YouTube. Nele, o presidente eleito grita "Vai, Corinthians!"

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Veja também:

 

Agência Lupa
  • separator
  • comentários
publicidade