PUBLICIDADE
Logo do Fluminense

Fluminense

Favoritar Time

Roger tem Wellington como primeira opção, mas segue com 'dilema' na vaga de Martinelli no Fluminense

Jovem criado na base foi poupado no empate com o Red Bull Bragantino e está suspenso no jogo de ida das oitavas da Libertadores

15 jun 2021 - 06h02
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de atuar em 10 partidas seguidas com os titulares, o técnico Roger Machado decidiu poupar alguns dos atletas que vem tendo pouco descanso desde o início da temporada. Luccas Claro, Martinelli, Gabriel Teixeira e Fred ficaram fora do empate por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino no último domingo, enquanto Nene entrou apenas na segunda etapa. Mesmo com a superação da equipe para buscar o ponto fora de casa, o que permanece é um dilema no meio de campo.

Wellington foi escolhido para substituir Martinelli contra o Bragantino (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)
Wellington foi escolhido para substituir Martinelli contra o Bragantino (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)
Foto: Lance!

Martinelli está suspenso no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, que será contra o Cerro Porteño, no Paraguai, em 13 de julho. Até lá, o treinador terá menos de um mês e oito partidas pela frente para tentar encontrar o substituto ideal. No primeiro teste, ficou claro que o elenco atual não tem jogadores com as mesmas características de seus volantes titulares. Primeira opção no setor, Wellington foi o escolhido, mas teve dificuldade com a marcação sob pressão do adversário, sem dar segurança.

As alternativas no elenco são, além de Martinelli, Yago Felipe e Wellington, o jovem André. Ele foi bem nas primeiras partidas da temporada com o time alternativo, mas perdeu espaço com Roger Machado e chegou a ficar perto de ser emprestado. Apesar de permanecer no elenco, o volante fez quatro jogos até aqui e não é utilizado desde 20 de março. Hudson pode não jogar mais com a camisa tricolor, já que tem contrato até dezembro e se recupera de cirurgia, e Yuri foi emprestado ao Cuiabá.

Nas partidas ainda sem os titulares, os volantes utilizados foram André, Caio Vinícius e Yuri apenas. Dentre os atletas que treinam com a equipe Sub-23, o Flu tem Emanoel, Edinho e Nascimento. Metinho foi liberado para se apresentar ao Troyes, da França. O Tricolor chegou a ficar próximo de contratar Ronaldo, ex-Bahia que pertence ao Flamengo até o fim do mês, mas as tratativas não avançaram.

De acordo com números do "SofaScore", Martinelli e Yago tem uma grande chance criada cada, média de 0,5 e 0,7 finalização por partida na Libertadores e 0,5 e 1,0 no Brasileirão, respectivamente. A precisão de passes do mais novo é de 87% no torneio nacional e 85% no internacional, enquanto do mais velho é de 82% e 77%, nesta ordem. De Wellington, por exemplo, é 70% e 71%. Martinelli tem 1,2 desarmes por partida na Liberta e 0,5 no Brasileiro, enquanto Yago tem 1,8 e 3,7. Eles aparecem na liderança de diversos destes quesitos.

Se Martinelli, com três passes para gol, será desfalque certo na Libertadores, Yago, com três gols e duas assistências, já está pendurado no Brasileirão. Independentemente da importância dos dois para o elenco e do crescimento nas últimas partidas, fato é que há uma lacuna. Apesar de garantir o foco em todas as competições, o treinador precisará encontrar e testar alternativas. O Fluminense volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, às 19h, contra o Santos.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade