PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

VÍDEO: Prefeitura do Rio mostra impacto do estádio do Flamengo na cidade

Após desapropriação do terreno do Gasômetro, Marcos Braz, VP do Rubro-Negro, compartilha vídeo de apresentação do projeto nas redes sociais

24 jun 2024 - 15h27
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Prefeitura explica impacto da construção do estádio do Flamengo, em terreno do Gasômetro –
Prefeitura explica impacto da construção do estádio do Flamengo, em terreno do Gasômetro –
Foto: Reprodução/Redes Sociais / Jogada10

O Flamengo nunca esteve tão próximo de realizar um dos maiores sonhos da história do clube: a construção do estádio próprio. Este objetivo se tornou ainda mais palpável após a desapropriação do terreno do Gasômetro por parte da Prefeitura do Rio de Janeiro, oficializado na manhã desta segunda-feira (24). Agora, a idealização vai ganhando formas e seu impacto pode, inclusive, ser visto em vídeo nas redes sociais.

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, compartilhou em seu perfil nas redes sociais um vídeo de apresentação do estádio. O conteúdo tem como objetivo não só celebrar a conquista rubro-negra, mas principalmente explicar alguns dos impactos positivos para o Rio de Janeiro com a construção do novo "marco arquitetônico" na cidade.

Prefeitura explica impacto da construção do estádio do Flamengo, em terreno do Gasômetro - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Apresentação do estádio do Flamengo

"Com a demolição da perimetral, a região portuária do Rio saiu das sombras. O carioca foi reapresentado à Baía de Guanabara. O Porto Maravilha devolveu horizontes e incorporou os icônicos Museu do Amanhã e mar (…). E o que ainda falta para coroar essa revolução urbanística inspirada em cases internacionais? E se agora esse espaço da cidade se tornasse tão grande a ponto de abrigar uma Nação? Sim, o porto merece ancorar o sonho da maior torcida do planeta. Sim. Esse é o lugar do novo estádio do Flamengo. Sim, é aqui que o sonho se torna realidade. Sim, é daqui que ecoaram para o mundo gritos de gols e celebrações de títulos. Explode, Nação! Aqui, será sua nova casa. Bom para o Flamengo, mas excelente para cidade", e prosseguiu:

"Primeiro, a criação do estádio do Flamengo impulsionará a revitalização urbana e turística do Porto Maravilha. Segundo, será uma nova fonte de arrecadação de impostos para saúde, segurança e educação. Terceiro, a localização estratégica facilita a integração ao transporte público - incluindo, desse modo, aeroportos e rodoviária interestadual. Quarto, o estádio valorizará os imóveis no entorno. Quinto, hotéis, bares e restaurantes se beneficiarão do fluxo contínuo de visitantes. Sexto, criação de novos empregos diretos e indiretos. Sétimo, projetos modernos garantem infraestrutura sustentável e avançada. Oitavo, o espaço será multifuncional para jogos, shows e eventos culturais. Nono, um marco arquitetônico projetado por especialistas. Décimo, fortalecimento da identidade do Flamengo, aumentando receitas e a presença na região. Novo estádio do Fla, o torcedor rubro-negro merece. Em suma, o Flamengo que investe, mas o Rio que ganha mais".

Terreno do Gasômetro

Com 88,3 mil metros quadrados, o terreno do Gasômetro pertence a um fundo de investimentos gerido pela Caixa Econômica Federal. O espaço fica localizado ao lado da Rodoviária Novo Rio e do Terminal Intermodal Gentiliza - conexão dos serviços BRT, VLT e ônibus municipais.

A desapropriação leilão em hasta pública, como publicado no Diário Oficial, significa que o terreno será leiloado de forma judicial. Portanto, o valor arrecadado será repassado para Caixa Econômica em forma de compensação. Mas é importante frisar que o vencedor terá de cumprir obrigatoriedades determinadas pelo prefeito. Entre elas: a construção de um estádio, de um centro de convenções e de outros equipamentos.

A desapropriação de terreno privado por parte do Poder Executivo está prevista na Constituição, desde que  haja interesse público e pagamento de indenização prévia. Além disso, é necessário o cumprimento de uma série de requisitos legais.

Flamengo celebra desapropriação

"Nosso projeto prevê um enorme investimento financeiro no local, capaz de ajudar na transformação de toda a região do entorno do novo estádio, mas valorizando em muito a área e entregando para nossa cidade um novo e moderno espaço, tanto de entretenimento quanto comercial. Fica o nosso registro dos mais sinceros agradecimentos ao prefeito Eduardo Paes e ao Deputado Federal Pedro Paulo pela sensibilidade que ambos sempre tiveram a respeito deste tema e pela visão empreendedora e positiva em relação ao desenvolvimento econômico e social da cidade do Rio de Janeiro".

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade