Diretoria do Flamengo reprova atitude de Filipe Luís
A eliminação do Flamengo para o Bayern de Munique, por 4 a 2, no Mundial de Clubes da FIFA, deixou marcas além do placar. Segundo o jornalista Diogo Dantas, o resultado causou desconforto entre a diretoria rubro-negra e o técnico Filipe Luís, que fez sua estreia em torneios intercontinentais à frente da equipe principal.
Vale destacar que, apesar do placar elástico, o time carioca apresentou bons números na partida, com mais posse de bola, alto índice de acerto nos passes e até superioridade em finalizações. Mesmo assim, a estratégia adotada por Filipe foi duramente questionada por dirigentes do clube.
Estilo adotado incomoda cartolas rubro-negros
De acordo com fontes internas, a diretoria acreditava que o Flamengo deveria ter atuado com mais cautela, isso porque o adversário era nada menos que o hexacampeão europeu. Por isso, comparações foram feitas com o duelo contra o Liverpool, em 2019, quando a equipe de Jorge Jesus também encarou um gigante europeu de forma aberta e perdeu.
Sendo assim, a repetição da postura gerou incômodo nos bastidores. Os dirigentes queriam uma abordagem mais pragmática, o que, em sua visão, poderia equilibrar as forças. Dessa maneira, o desfecho negativo reacendeu discussões sobre até que ponto o Flamengo deve se manter fiel à sua identidade ofensiva contra rivais de altíssimo nível.
Filipe se defende e exalta desempenho
Apesar da pressão, Filipe Luís fez questão de valorizar o desempenho do time. "Simplesmente reconhecer a superioridade do adversário. Fizeram um grande jogo, são muito bons. Qualquer erro, eles não perdoam. Mas eu estou muito orgulhoso da minha equipe. Eles lutaram até o final", declarou o treinador.
Cabe ressaltar que o Flamengo deixa o Mundial com visibilidade internacional, mas sem o título. Com isso, as atenções se voltam agora para a Libertadores, onde o time enfrentará o Internacional nas oitavas. Além disso, a diretoria deve cobrar ajustes imediatos, principalmente no sistema tático. Portanto, a continuidade de Filipe no comando técnico começa a ser debatida com mais intensidade nos bastidores.