PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Felipão x Mano e Jair x Barbieri: duelo à parte de técnicos

Partidas da semifinal da Copa do Brasil apresentam embates, de um lado, entre treinadores experientes e, do outro, de jovens apostas

26 set 2018 - 13h04
Compartilhar
Exibir comentários

As duas partidas decisivas da semifinal da Copa do Brasil, nesta quarta (26), apresentam de um lado a experiência e currículo de dois técnicos renomados e com passagem pela Seleção BrasileiraLuiz Felipe Scolari e Mano Menezes. Do outro, dois jovens que ainda engatinham na atividade – Jair Ventura e Maurício Barbieri. Isso traz um atrativo a mais para os jogos. Quem vai vencer esses duelos?

Felipão, 69 anos, é o mais velho do quarteto, campeão do mundo em 2002 com a Seleção e técnico da equipe na goleada por 7 a 1 da Alemanha na Copa de 2014, no Brasil. Hoje no Palmeiras, ele já dirigiu uma penca de clubes, tem dezenas de títulos e até comandou o adversário desta noite, o Cruzeiro, por alguns meses em 2000 e 2001.

Seu oponente, Manos Menezes, 56 anos, esteve na Seleção do segundo semestre de 2010 a 2012 e também já trabalhou em vários grandes clubes brasileiros, onde conquistou títulos importantes.

Mano Menezes e Felipão travam o "duelo da experiência" em uma das semifinais da Copa do Brasil
Mano Menezes e Felipão travam o "duelo da experiência" em uma das semifinais da Copa do Brasil
Foto: Montagem de Matheus Riga com fotos de Ale Frata/Código 19/Estadão Conteúdo e Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press / Terra

Felipão tem como principal característica o enfoque na união do grupo, criando um ambiente de família nas equipes que dirige. Por sua vez, Mano é metódico na tentativa de extrair o que de melhor cada um pode render – isso vale para seu time em campo e para todos os profissionais e auxiliares do departamento de futebol.

No jogo desta quarta, às 21h45, no Mineirão, a vantagem é do Cruzeiro, que venceu a primeira partida da semifinal na casa do Palmeiras por 1 a 0.

Corinthians e Flamengo, o outro confronto da noite (21h45), em Itaquera, traz, igualmente, semelhanças entre seus treinadores. Jair Ventura, 39 anos, e Maurício Barbieri, 36, têm idade para ser filhos de Felipão ou mesmo de Mano Menezes.

Maurício Barbieri e Jair Ventura fazem duelo dos jovens treinadores na semifinal da Copa do Brasil
Maurício Barbieri e Jair Ventura fazem duelo dos jovens treinadores na semifinal da Copa do Brasil
Foto: Peter Leone/Futura Press e Gabriel Machado/Photopress / Estadão

O primeiro começou a carreira em 2016 e teve ascensão meteórica no Botafogo por dois anos. Veio para o Santos e não deu certo. Agora, ocupa o cargo num terceiro grande clube, em busca de afirmação. Destaca-se por armar times que exercem forte marcação e saem com velocidade para o contra-ataque.

Barbieri deu início à trajetória oficial de técnico em 2013, pelo Red Bull Brasil, time de São Paulo. Depois, passou rapidamente pelo Guarani e pelo Desportivo Brasil, outra equipe paulista. Em janeiro de 2018, aceitou convite para fazer parte da comissão técnica permanente do Flamengo. Esteve como técnico interino do clube por três meses, a partir de março. Em junho, finalmente, foi efetivado.

Um de seus atributos é a calma. Não esbraveja à beira do campo contra a arbitragem ou para reclamar de uma jogada errada de sua equipe. Barbieri também se esforça para se manter atualizado; assiste a vários jogos dos mais diversos campeonatos do mundo e é conhecido no meio por ser muito estudioso.

Corinthians e Flamengo empataram sem gols no Maracanã há duas semanas; quem ganhar garante vaga na final da Copa do Brasil.

Veja também:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade