2 eventos ao vivo

Messi dá vitória ao Barcelona no Espanhol em estreia de treinador

Em jogo duro, argentino resolve no segundo tempo para manter catalães na liderança do campeonato

19 jan 2020
21h01
atualizado às 21h01
  • separator
  • 0
  • comentários

O treinador Quique Setién estreou neste domingo no Barcelona tentando mudar o estilo de jogo do time catalão, mas uma coisa nunca muda no clube: a dependência de Lionel Messi. Foi do genial argentino o único gol da vitória sobre o Granada, no Camp Nou, resultado que fez o Barcelona terminar mais uma rodada do Campeonato Espanhol empatado com o Real Madrid na liderança - ambos com 43 pontos, oito a mais do que Atlético de Madrid e Sevilla.

Um número mostra bem o que foi o Barcelona na estreia de Setién: 82% de posse de bola. É a marca mais alta do time em uma partida do Espanhol desde maio de 2011, quando registrou 84% em um jogo contra o Levante. Naquela época, o treinador era Pep Guardiola, o mestre do estilo clássico do clube, que Setién está tentando resgatar.

Ter a posse da bola por bastante tempo, porém, não adiantou muita coisa para o Barcelona no primeiro tempo. As constantes trocas de passes raramente resultavam em jogadas de grande perigo e o time só teve uma boa chance de gol: aos 45 minutos, um chute de Messi passou perto do gol do Granada.

As coisas não mudaram nos primeiros minutos da etapa final. O Barcelona tinha a bola sob seu domínio por muito tempo, mas não era capaz de criar chances de gol. E ainda levou um grande susto aos 11 minutos, quando Eteki surpreendeu o goleiro Ter Stegen com um chute rápido e viu a bola se chocar com a trave.

Aos 23, um minuto depois de o goleiro Rui Silva evitar um gol de Griezmann com uma ótima defesa, aconteceu um fato que facilitou a vida do Barcelona: Sánchez levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a menos, o Granada teve de se desdobrar para conter o ataque dos donos da casa e gastou muita energia com essa tarefa ingrata.

Com mais espaço para jogar, o Barcelona finalmente chegou ao gol com uma jogada espetacular aos 30 minutos. Griezmann recebeu a bola de Messi e tocou de primeira para Vidal, que, por sua vez, passou de calcanhar, também de primeira, para o argentino marcar com um chute colocado.

A poucos minutos do fim, Griezmann perdeu uma ótima oportunidade para aumentar o placar, mas o francês errou o alvo. Esse gol, porém, não fez falta ao Barcelona, já que o Granada não tinha forças para buscar o empate e Quique Setién pôde comemorar a vitória em sua estreia.

Também neste domingo, o Valencia jogou fora de casa e foi surpreendido pelo Mallorca: 4 a 1. Assim, perdeu a oportunidade de saltar da sétima para a quinta colocação do Espanhol. Em Bilbao, o meia Rafinha, filho do tetracampeão mundial Mazinho, anotou o gol do Celta no empate por 1 a 1 com o Athletic. Demais partidas: Betis 3 x 0 Real Sociedad e Villarreal 1 x 2 Espanyol.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade