PUBLICIDADE
Logo do

Corinthians

Favoritar Time

Sylvinho analisa pré-temporada e nega Corinthians preso a um esquema tático

21 jan 2022 19h17
| atualizado às 19h17
ver comentários
Publicidade

Nesta sexta-feira, o técnico Sylvinho concedeu entrevista coletiva no CT Dr. Joaquim Grava e analisou a pré-temporada do Corinthians. Ele também garantiu que a equipe não está presa a apenas um esquema tático.

"Nós estamos aproveitando esses 10 dias de trabalho. O desafiador é que o atleta vem de 30 dias de férias e colocá-lo em ritmo de treinamento físico e técnico não é fácil, quem dera ritmo de jogo. Entendemos que, durante a competição, os atletas vão crescer. Mesmo que fosse uma pré-temporada de 30 dias, sei que é depois do terceiro, quarto jogo, que o atleta vai adquirindo mais ritmo", comentou.

O comandante explicou que a realização dos jogos-treinos tem como objetivo "abrir bem o campo" para os jogadores: "O atleta perde um pouco as distâncias, os treinos começam reduzidos e vão aumentando. A gente percebe na hora que o atleta, depois de vinte minutos, começa a descoordenar, porque as distâncias são maiores. É o que nós queremos otimizar. Inclusive, para otimizar isso, conseguimos até avançar no tempo, porque queríamos dar mais minutagem para os nossos atletas, independente de titular ou reserva".

Em relação à parte tática, Sylvinho afirmou que o Corinthians não se prende a apenas um esquema. Ele citou que as formações mudam de acordo com as circunstâncias de cada compromisso.

"A gente parte, por base, de um 4-1-4-1. Mas, nos dois primeiros jogos em que assumi o clube, jogamos em 4-2-3-1. Ainda não sabíamos, por exemplo, que o Cantillo se fortalecia com três. Aí, a gente avançou, de maneira que não estamos presos a um sistema tático. O atleta é mais importante. Acredito que o sistema tático dá uma organização de conceitos e ideias, mas ele se desenvolve", declarou.

"Eu acredito que atletas de grande nível podem jogar juntos independente do sistema tático. O campo mostra, fala. Quando pode ou vai ocorrer, o tempo vai dizer. É um ciclo normal. Estamos aqui para organizar e fazer as coisas muito bem feitas. Mas o atleta vai se mostrando", acrescentou, mencionando o estrelado meio de campo.

O Corinthians estreia na temporada de 2022 na terça-feira, às 21h00 (de Brasília), quando recebe a Ferroviária pela primeira rodada do Campeonato Paulista.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade