Sócias do Corinthians protestam no Parque São Jorge contra Augusto Melo, acusado de misoginia
Associadas do Corinthians foram até o Parque São Jorge na manhã desta segunda-feira protestar contra Augusto Melo, candidato à presidência do Timão que está sendo acusado de misoginia. Neste final de semana, um áudio atribuído ao candidato de teor machista e ofensivo contra Cintia Montino, assessora da diretoria administrativa do clube, vazou.
Sócias do clube andaram pelo Parque São Jorge com cartazes de protesto, entoando músicas como "Somos todas Cintias" e "Lugar de mulher é onde ela quiser".
A mensagem de voz, da qual a Gazeta Esportiva teve acesso, diz: "A Cintia, eu vou pegar ela, e deixa que eu vou falar aqui que ela cobra dinheiro para dar a b***** aqui para os velhos aqui, vou catar ela e acabar com ela aqui".
No sábado, Cintia Montino registrou um boletim de ocorrência contra o empresário. Segundo o UOL Esporte, que teve acesso ao B.O, a vítima alega que "tem crises de choro frequentes e que tem medo de encontrar com Augusto e que ele lhe faça mal, pois frequenta assiduamente o clube, onde o grupo político de Augusto é poderoso e influente".
Em contato com a Gazeta Esportiva, a assessoria de Augusto Melo confirmou que o candidato foi o autor do áudio e admitiu que ele errou ao usar tais termos para se dirigir a Cintia. Por outro lado, pessoas ligadas ao nome da oposição alegam que ele teria se sentido "traído" por ela ter se unido à situação e por difamá-lo pelo clube.
As eleições presidenciais do Corinthians estão marcadas para o próximo sábado, às 9 horas (de Brasília), na sede do clube. O pleito contará com apenas dois candidatos: André Negão, da ala política que comanda o Timão há 16 anos, e Augusto Melo, da oposição.
Dia da Consciência Negra. Mais um dia de luta pela preservação da história e da memória preta. Todos contra o racismo e a favor da igualdade! ✊🏾#DiaDaConsciênciaNegra#VaiCorinthians pic.twitter.com/Lgz7AXLVpq
— Corinthians (@Corinthians) November 20, 2023
Veja os cânticos entoados pelas sócias do clube no protesto:
"Somos todas Cintias!"
"Lugar de mulher é onde ela quiser!"
"Respeita as minas!"
"Não me representa!"
"Mulher paga conta sim!"
Veja a carta aberta das sócias que compareceram ao protesto:
MANIFESTAÇÃO DAS SÓCIAS DO CORINTHIANS
CONTRA O MACHISMO, MISOGINIA E A CANDIDATURA DE AUGUSTO MELO
As Sócias dos Corinthians fizeram nesta segunda, às 11:00h, em frente ao Ginásio Wlamir Marques no Parque São Jorge, um protesto contra a candidatura de Augusto Melo e suas reiteradas demonstrações de machismo, misoginia e desprezo à figura da mulher.
Não podemos aceitar, em pleno 2023, que o Corinthians seja governado pelos próximos três anos por um grupo que se refere a mulheres com frequência em termos racistas, misóginos e desqualificantes, como ficou demonstrado:
- pelo áudio em que chama tia Cida, funcionária da União Barbarense, de "negrona gorda";
- pelo áudio em que ameaça difamar Cíntia Montino, assessora da Diretoria Administrativa do Corinthians, como prostituta, pela simples razão de lhe fazer oposição;
- pela postagem de Osmar Stabile em sua conta de Facebook, no dia 1° de outubro de 2018, em que a palavra "Feminismo" é destruída com um soco num filme de animação;
- pela admitida postura golpista e antidemocrática de Osmar Stabile em episódio de louvor à ditadura em 2019.
Não precisamos que outros áudios e postagens apareçam para termos a certeza de que o futuro do Corinthians poderá ser um sombrio retrocesso para o clube do "Respeite as Minas".
Precisamos impedir isso agora, a fim de que a participação feminina na política, na vida social do Parque São Jorge e nas arquibancadas da Neo Química Arena sejam respeitadas, e não confinadas a espaços em que as conversas fingem terem evoluído.
Esperamos que a coletividade alvinegra se sensibilize com este momento crítico do clube e demonstre empatia para dizer com todas as forças um #LugardeMulheréOndeElaQuiser e #AugustoNão
Sempre nos manifestamos em episódios que atentam contra a vocação de progresso social e justiça de gênero dentro do Corinthians nos últimos anos e temos imenso orgulho de nossa equipe de futebol feminino tetracampeã da América e pentacampeã brasileira. Assim é e assim será.
Atenciosamente
As Sócias e Torcedoras do Corinthians
Veja nota da assessoria de Augusto Melo a respeito do áudio contra Cintia:
A relação entre Cintia e Augusto era de amizade e envolvia até as respectivas famílias. E a discussão que tiveram aconteceu exatamente por isso. Augusto sentiu-se traído. Cintia passou a trabalhar para o grupo da situação - até aí tudo bem, cada um com suas escolhas -, mas, do nada, começou a falar mal de Augusto para diversas pessoas. Ao saber disso, Augusto a procurou para entender os motivos que a levaram a ter esse comportamento e a ignorar tantos anos de convivência e amizade. Cíntia reconheceu que errou e pediu desculpas. Chegou até a se emocionar. Porém, pouco tempo depois, voltou a difamá-lo pelo clube, fato que irritou e decepcionou profundamente Augusto e motivou a declaração maldosamente vazada. Independentemente disso, Augusto reconhece que, apesar da raiva momentânea, não deveria ter usado tais termos.
