Semifinalista nas últimas três edições, Corinthians deve ficar fora da Copa do Brasil de 2025
Após a eliminação do Corinthians na Copa Sul-Americana para o Racing, o Timão praticamente rechaçou a chance de disputar a Copa do Brasil em 2025.
Após a eliminação do Corinthians na Copa Sul-Americana para o Racing, na última quinta-feira (31), o Timão praticamente sacramentou que não irá disputar a Copa do Brasil em 2025.
Esta deve ser a oitava vez que o Corinthians não aparece na disputa da competição nacional. As outras oportunidades foram em 1990, 1993, 2003, 2006, 2010, 2011 e 2012.
Em dezembro de 2022, a CBF definiu que os critérios para a classificação da Copa do Brasil a partir do ano de 2024, seriam através dos torneios estaduais, no caso do Corinthians, o Campeonato Paulista.
Com isso, o Timão precisava terminar o estadual no mínimo entre os quatro melhores, ou então possuir a melhor campanha daqueles eliminados ainda na fase de quartas de final. Porém, na atual temporada, o Timão foi eliminado ainda na primeira fase.
Outras alternativas seriam por meio da Copa do Brasil ou da Copa Sul-Americana, que dão vaga para os vencedores tanto para a Libertadores do ano seguinte, como também para a Copa do Brasil.
O Timão tem uma remota chance de disputar a competição nacional em 2025, se conseguir se classificar para a Libertadores por meio do Brasileirão. Atualmente, o Timão é o 15º colocado com 16 pontos atrás do São Paulo, que é o sexto. Caso Botafogo e Flamengo sejam campeões da Libertadores e da Copa do Brasil, o G-6 se torna um G-8, e o Corinthians está nove pontos atrás desta posição, ocupada justamente pelo Cruzeiro, que pode conquistar a Sul-Americana, e, quem sabe, transformar o G-6 em um G-9.
Os times classificados pela Federação Paulista são:
- Palmeiras (campeão)
- Santos (vice-campeão)
- Red Bull Bragantino (3º colocado)
- Novorizontino (4º colocado)
- São Paulo (5º colocado)
- Votuporanguense (vice-campeão da Copa Paulista) — o campeão Monte Azul optou pela vaga na Série D
Se o Santos ou Novorizontino conquistarem o título da Série B, mais uma vaga é aberta a um time paulista na Copa do Brasil. No entanto, ela fica com o São Bernardo, 6º colocado. O Corinthians foi apenas o décimo na classificação geral, já que foi eliminado ainda na fase de grupos.