PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians tenta evitar zebra semelhante a de sua última eliminação no Paulista

1 ago 2020 - 07h19
(atualizado às 07h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Atual tricampeão do Paulista, o Corinthians entra em campo neste domingo contra o Mirassol, buscando uma vaga na final para tentar o seu quarto título seguido do estadual. Hegemônico no estado, o Timão não sofre uma eliminação na competição desde 2016, e agora tenta fugir de uma zebra semelhante a que o derrubou naquela ocasião. O cenário é semelhante: contra uma equipe de menor expressão e também na semifinal.

Há quatro anos, o Alvinegro se classificou com a melhor campanha da primeira fase, bem diferente do retrospecto de 2020. As quartas de final, entretanto, já trouxeram alguma semelhança. Se dessa vez o Timão despachou o Red Bull Bragantino por 2 a 0, em 2016 a equipe treinada, na época, por Tite passou pelo ainda Red Bull Brasil, que não havia comprado o time de Bragança Paulista.

A zebra veio na semifinal, contra a equipe sensação daquele ano. Assim como na atual temporada, em 2016 a fase final, exceto a decisão, também era disputada em jogo único. O Corinthians encarou o Audax de Fernando Diniz, que havia eliminado o São Paulo nas quartas de final.

O Timão viu a equipe de Osasco sair na frente ainda aos 25 minutos da primeira etapa, com Bruno Paulo. No segundo tempo, André igualou o marcador, mas não demorou muito para Tchê Tchê, hoje no São Paulo com Diniz, recolocar o Audax na frente. O então camisa 9 corintiano voltou a marcar, levando a partida para a disputa de pênaltis.

E nas cobranças decisivas, nem Cássio salvou. Velicka, Tchê Tchê, Ytalo e Camacho fizeram para o Audax, enquanto apenas André marcou pelo Corinthians. Fagner mandou na trave, e Sidão pegou o chute de Rodriguinho, eliminando o Timão.

De lá pra cá, entretanto, só deu Corinthians no Campeonato Paulista, que conquistou três títulos seguidos do torneio. Por outro lado, nesses últimos anos, os adversários na semifinal foram os rivais da capital. Em 2017 e 2018, a equipe passou pelo São Paulo, enquanto no ano passado o eliminado foi o Santos.

Em 2020, o Corinthians volta a encarar na semifinal uma equipe que pinta como surpresa na competição. O Mirassol apresentou bom futebol na primeira fase, e terminou como segundo do Grupo C com 17 pontos.

Entretanto, a equipe perdeu 18 jogadores durante a paralisação pela pandemia e chegou para as quartas com um elenco completamente novo. Mesmo assim, a equipe surpreendeu e passou pelo São Paulo (assim como o Audax de 2016), e agora chega empolgada para tentar uma vaga na decisão.

Para fugir da zebra, os comandados de Tiago Nunes precisam manter os bons resultados que a equipe teve desde o retorno do Paulistão. São três vitórias consecutivas, que levaram o Timão da parte debaixo da tabela para a classificação ao mata-mata e a vaga na semifinal.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade