PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians não caía na primeira fase do Paulistão desde 2014; relembre outras eliminações precoces

Equipe alvinegra coleciona saídas prematuas do Campeonato Paulista nos últimos 20 anos

3 mar 2024 - 11h37
(atualizado às 15h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O Corinthians voltou a cair na fase de grupos do Campeonato Paulista. De nada adiantou vencer o Santo André por 3 a 2 em Itaquera neste sábado, dia 2. Mesmo com o resultado positivo, o time comandado por António Oliveira necessitava que Mirassol e Inter de Limeira perdessem seus respectivos jogos. Com apenas uma das equipes ganhando, os esforços corintianos foram em vão.

Queda em 2014

A última vez em que a equipe alvinegra havia sido eliminada na fase inicial da competição foi em 2014, ano de Copa do Mundo. Naquele ano, o time começou o campeonato bem, vencendo seus dois primeiros jogos contra Portuguesa e Paulista de Jundiaí. Porém, a derrocada começou após o clube perder em casa para o São Bernardo por 1 a 0. Logo em seguida, foi goleado por 5 a 1 pelo Santos e derrotado por Ponte Preta (2 a 1) e Bragantino (2 a 0). Na sequência, empates em 1 a 1 em jogos contra Mogi Mirim e o rival Palmeiras.

Após os resultados, o Corinthians encontrou o caminho das vitórias nas três rodadas seguintes ao vencer Oeste, Rio Claro e Comercial de Ribeirão Preto. Em seguida, goleou fora de casa o Linense por 4 a 0, mas depois foi derrotado por 3 a 2 pelo São Paulo. A eliminação foi sacramentada após empate em 0 a 0 com a Penapolense no interior paulista. Assim como este ano, o clube chegou à última rodada cumprindo tabela, mas contra o Atlético Sorocaba. Coincidentemente, Mano Menezes, demitido em fevereiro deste ano após quatro derrotas seguidas no Paulistão, comandava o time alvinegro naquela oportunidade.

Jogadores do Corinthians lamentaram eliminação na fase de grupos do Paulistão de 2014
Jogadores do Corinthians lamentaram eliminação na fase de grupos do Paulistão de 2014
Foto: José Patrício/Estadão / Estadão

Queda em 2008

Outra eliminação precoce aconteceu em 2008, após uma derrota por 3 a 2 para o Noroeste, de Bauru, na última rodada do torneio. Ainda abalada pelo rebaixamento para a Série B um ano antes, e também sob o comando de Mano Menezes, a equipe fez uma campanha ruim e chegou à última rodada necessitando vencer a partida e dependendo de si para se classificar - o que não aconteceu.

Queda em 2007

Em 2007, ano do rebaixamento para a Série B, o time do Parque São Jorge também teve um início de temporada modesto, para não dizer ruim, e se despediu precocemente do Paulistão após empate por 1 a 1 com o Santo André no Estádio Bruno José Daniel, na cidade do ABC Paulista.

Queda em 2004

Três anos antes, uma outra eliminação, mas mais do que isso: o Corinthians quase foi rebaixado para a Série A-2 da competição. Depois de uma campanha desastrosa, o clube alvinegro chegou à ultima rodada da fase de grupos com pífios oito pontos conquistados, mas dependendo de si mesmo para escapar. Bastava empatar com a Portuguesa Santista no Pacaembu. O que se viu, porém, foi um vexame: derrota por 1 a 0. Quando tudo parecia perdido, o São Paulo venceu seu jogo contra o Juventus por 2 a 1, com dois gols do atacante Grafite, e salvou o próprio rival da queda - rebaixando, portanto, o clube da Mooca. O episódio é lembrado até hoje.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade