PUBLICIDADE

Copa do Brasil

Copa do Brasil é um sonho passageiro para maioria dos clubes

Competição é tida como a mais democrática, mas 40 serão eliminados já na primeira rodada

5 fev 2019 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

Oitenta clubes começam hoje a disputa da Copa do Brasil, competição que para muitos é a mais democrática do País por incluir times de todos os Estados e do Distrito Federal. No entanto, já na primeira rodada, 40 dessas equipes vão ser eliminadas, o que dá um caráter meio ilusório aos que comemoraram tanto sua presença na Copa.

Talvez esse não seja o sentimento de torcedores de alguns poucos clubes, que vão enfrentar logo na estreia gigantes do futebol brasileiro. Aliás, ‘estreia’, para dezenas de times, é um termo que pode soar até como provocativo ou irônico. Isso porque o primeiro será o último jogo deles na competição.

Técnico Mano Menezes, do Cruzeiro, levanta a taça de campeão da Copa do Brasil de 2018, após vencer o Corinthians na final
Técnico Mano Menezes, do Cruzeiro, levanta a taça de campeão da Copa do Brasil de 2018, após vencer o Corinthians na final
Foto: Leonardo Benassatto / Reuters

De todo modo, o River (PI) pode ter nesta terça (5) sua partida mais importante do ano – o adversário será o Fluminense, em Teresina. Esse mesmo raciocínio serve para Juazeirense (BA), que jogará na quarta (6) com o Vasco, em casa; Altos (PI), que receberá também na quarta o Santos; e Ferroviário (CE), anfitrião de um confronto com o Corinthians na quinta (7). Na semana que vem será a vez de o Campinense (PB) sediar jogo com o Botafogo.

Se nenhuma dessas equipes de menor expressão ganhar dos grandes, pode ao menos ostentar no currículo que no início de 2019 enfrentou uma das forças do futebol brasileiro. Já em outros tantos jogos da rodada inicial nem isso é possível.

Os mandantes têm a obrigação de vencer a primeira partida para permanecer vivos na disputa. Os visitantes levam a vantagem do empate. Isso deixa uma brecha para surpresas. Vamos considerar que um grande da Série A do Brasileiro tropece fora de casa com uma equipe da Quarta Divisão nacional e, portanto, saia logo da Copa – se houvesse um segundo jogo, com o mando invertido, essa possibilidade seria menor.

Talvez resida aí um argumento para os que exaltam o aspecto democrático da Copa do Brasil, em que pese a disparidade técnica e financeira entre os clubes da elite e os das divisões inferiores.

A Copa do Brasil de 2019 vai afunilar até a chegada de outros 11 clubes, nas oitavas de final – ela terá ao todo 91 participantes. São os oito brasileiros na Libertadores (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR), e os campeões da Série B de 2018 (Fortaleza), da Copa do Nordeste (Sampaio Correa) e da Copa Verde (Paysandu).

Veja também

Veja os melhores jogadores da quinta rodada da Taça Guanabara:
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade