CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Fernando Santos
Sexta-feira, 19 Abril de 2002, 16h47
terraesportes@terra.com.br

Basquete hipócrita


Duas semanas se passaram desde que foi revelada, nesta coluna, a dramática carta distribuída pela ex-jogadora Keli, vítima de uma grave contusão que a afastou das quadras e lhe provocou um câncer no cérebro. Desde então, já foram publicadas reportagens sobre o caso no diário Lance! e na Folha de S.Paulo. Antes ainda, foi tema de discussão neste Terra. E, apesar de todo o barulho, o mundo do basquete brasileiro permanece calado, estático, morto, como se nada tivesse acontecido.

Não se trata aqui, como já foi dito antes, de achar culpados. Mas de procurar e oferecer ajuda. Mesmo a Federação Paulista de Basquete, duramente criticada pela jogadora, deixou uma porta aberta para que ela pudesse se retratar, se for o caso, e conseguir algum tipo de apoio. Foi o máximo que Keli conseguiu. Menos do que uma moedinha que se dá de esmola nos semáforos das grandes cidades.

É incrível como as "autoridades " do basquete se escondem quando mais se precisa delas. Posso estar enganado, ou até mesmo sendo injusto. Mas até agora não soube de nenhuma reação da Confederação Brasileira de Basquete, que já deveria ter agido em defesa da jogadora. Ao menos, procurado dar algum tipo de auxílio e não deixá-la abandonada e à mercê da atos de caridade.

Afinal, é de responsabilidade da CBB a estrutura atual do basquete brasileiro. Com clubes falidos, as jogadoras são, na maioria das vezes, obrigados a defender o seu pão, a sair à caça de patrocinador. Foi o que fez Karina, ao se aliar a uma empresa e montar o time no qual jogava Keli. Depois, o patrocinador foi embora, o time acabou e ninguém mais ficou responsável por nada. Típico do Brasil.

É inacreditável ainda como as demais jogadoras também não demonstraram um pingo de solidariedade. Isso poderia ter acontecido com qualquer uma delas. Mas também preferiram se esconder, fazer de conta de que nada aconteceu. É cada uma por si e seja lá o que Deus quiser.

As poucas jogadoras que restam no basquete brasileiro deveriam ter se unido. Deveriam exigir que os dirigentes lhe dessem garantias, para que casos como o de Keli não se repitam. Porque, desta maneira, quem garante que as atletas estarão livres deste pesadelo no futuro?

Deveria haver também uma legislação esportivas mais específica, que deixasse claro de quem é a responsabilidade da equipe. Hoje em dia, quem consegue um bom salário ou já tem algum pé-de-meia pode respirar um pouco mais aliviado. Os outros, estão entregues aos abutres.

É preciso também dar um basta nesta história de esporte amador. O basquete deixou, há muitos anos, de ser uma atividade amadora. Precisa ser tratado de forma profissional, desde os dirigentes de federações até os clubes.

Enfim, chega de hipocrisia. Chega de tapar o sol com a peneira. Ou se inicia uma reformulação estrutural urgente urgentíssima, ou casos como o de Keli passarão a ser tratados como rotina no Brasil, com desprezo das autoridades e indiferença da "classe" dos atletas.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos