CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Quinta-feira, 29 Novembro de 2001, 17h18
terraesportes@terra.com.br

Oscar e Janeth, azarões


Duas grandes estrelas do basquete brasileiro estão concorrendo ao prêmio de melhor do ano, em eleição promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Oscar e Janeth são nomes de peso, mas ao mesmo tempo correm por fora contra os favoritos Robert Scheidt e Daniele Hypólito.

Oscar tem, a seu favor, a marca extra-oficial de maior cestinha do mundo. Um "recorde" que gerou polêmica, mas ajudou a reforçar a imagem do jogador. O que pode pesar mesmo na escolha é a sua história vencedora no basquete. O prêmio, neste caso, seria muito mais um reconhecimento pelo "conjunto da obra" do que pelo seu desempenho este ano.

O grande favorito para ganhar o prêmio do COB é o iatista Robert Scheidt. Este ano, ele conquistou pela quinta vez o título mundial da classe Laser, uma marca histórica e jamais alcançada por nenhum outro velejador. Para completar, ele foi eleito o melhor iatista do mundo pela Federação Internacional de Vela.

Também concorre ao prêmio o tenista Gustavo Kuerten. Não fosse o final de ano desastroso, ele com certeza seria o principal candidato. Mesmo assim, como número 2 do planeta, Guga não pode ser descartado. Ainda mais pela conquista do tricampeonato em Roland Garros.

Kuerten e Sheidt têm ampla vantagem sobre Oscar, que não conquistou nenhum título este ano (ainda resta o Estadual do Rio). Ainda mais porque o recorde não é reconhecido pela Fiba e, portanto, não deveria ser levado em conta. Mas, depois de toda a badalação feita pela imprensa nacionalista, é provável que a marca acabe tendo uma grande influência nos eleitores.

Entre as mulheres, Janeth também não é a favorita. Ela concorre pela sua grande atuação na WNBA. Ela foi escolhida como a jogadora que maisevoluiu no campeonato norte-americano, apesar de não ter conseguido manter a hegemonia do Houston Comets.

A grande favorita é a pequena Daniele Hypólito, a nossa Nadia Comanecci da ginástica. A medalha de prata no Mundial é mais do que suficiente para garantir a conquista. Por fora, corre a saltadora Maurren Maggi, que obteve marcas expressivas em meetings internacionais, mas fracassou na tentativa de conquistar uma medalha no Mundial.

Um colégio eleitoral, com a participação de jornalistas escolhidos pelo COB (incluindo este colunista), deu início à votação. A partir deste sábado, os votos serão abertos ao público, e poderão ser dados pela internet no site www.lancenet.com.br. O prêmio será entregue em solenidade no dia 17 de dezembro, na Escola Naval, no Rio.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos