PUBLICIDADE

Cidades italianas confirmam candidaturas para Jogos de 2026

A decisão entre Milão, Turim ou Cortina sairá em 10 de julho

3 jul 2018 - 18h36
(atualizado às 18h42)
Compartilhar
Exibir comentários

As cidades de Turim, Milão e Cortina d'Ampezzo, na Itália, apresentaram nesta terça-feira (3) os dossiês de suas candidaturas para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2026.

A prefeita de Turim, Chiara Appendino, enfrenta resistência do M5S para seguir com projeto olímpico
A prefeita de Turim, Chiara Appendino, enfrenta resistência do M5S para seguir com projeto olímpico
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As documentações foram entregues ao Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), no último dia do prazo dado pela entidade, que deve anunciar a candidatura que representará o país na próxima reunião de seu conselho, em 10 de julho.

"Nos próximos dias, encontrarei os representantes das três cidades na disputa", afirmou o presidente do Coni, Giovanni Malagò. A última a apresentar seu dossiê foi Turim, cuja prefeita, Chiara Appendino, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), enfrenta resistência dentro de seu próprio partido ao projeto olímpico.

Além disso, o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, descartou qualquer hipótese de uma candidatura conjunta com a capital do Piemonte. "Eu ofereci uma colaboração com Turim no início, mas agora seguiremos em frente, e o governo decidirá", disse.

A Itália é governada atualmente pelo M5S e pela ultranacionalista Liga, que podem defender candidaturas diferentes. Se o movimento antissistema comanda Turim, a legenda de extrema direita governa as regiões da Lombardia, cuja capital é Milão, e do Vêneto, onde fica Cortina d'Ampezzo.

Contra Turim, pesa o fato de a cidade já ter organizado os Jogos de Inverno, em 2006 - Cortina também sediou o megaevento, mas no distante ano de 1956. O pequeno vilarejo Vêneto de 6 mil habitantes também conta com o apoio de Trentino-Alto Ádige, região vizinha que receberia algumas modalidades, como patinação e hóquei.

A cidade vencedora na Itália disputará o direito de sediar os Jogos de 2026 com Calgary (Canadá), Graz (Áustria), Estocolmo (Suécia), Erzurum (Turquia) e Sapporo (Japão).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade