PUBLICIDADE

Catar celebra maior conquista no mundo do futebol

1 fev 2019 - 20h50
Compartilhar
Exibir comentários

O Catar celebrou sua maior conquista no mundo do futebol nesta sexta-feira após derrotar o Japão e vencer a Copa da Ásia, com manifestações espontâneas marcando a consolidação do muito aguardado status do país no esporte que está no centro de um desenvolvimento econômico.

Torcedores do Catar comemoram título da Copa da Ásia. 1/2/2019. REUTERS/Naseem Zeitoon
Torcedores do Catar comemoram título da Copa da Ásia. 1/2/2019. REUTERS/Naseem Zeitoon
Foto: Reuters

As ruas de Doha foram preenchidas por carros imediatamente após o apito final do torneio, na vitória por 3 a 1, com moradores cobertos pela bandeira vinho e branca do país se penduravam para fora de janelas de carros, ou subiam para coberturas de prédios tocando cornetas em comemoração.  

Uma rixa política entre o Catar e os Emirados Árabes Unidos (EAU), país sede da Copa da Ásia, fez com que os catarianos fossem proibidos de assistir ao torneio, com sua seleção sendo forçada a jogar praticamente sem torcedores e, em uma partida contra os EAU, com sapatos sendo arremessados contra seus jogadores no campo.

"Essa é a primeira copa continental que nós conquistamos e foi apesar de toda a pressão colocada sobre esse time, o que apenas prova que eles são heróis", disse o torcedor do Catar Ahmed al-Kaabi.

O pequeno, mas rico país do Golfo Pérsico tem gastado bilhões de dólares para preparar sua infraestrutura a tempo de sediar a Copa do Mundo de 2022, o ponto central de um plano para se projetar no cenário mundial e diversificar sua economia focada em energia.

O título da Copa da Ásia representa a conquista mais significativa que o Catar já alcançou no esporte, no qual tem investido fortemente para ser visto como um ator global sério apesar de uma população de pouco mais de 300 mil cidadãos que tem há muito dificultado a montagem de um time competitivo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade